Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Práticas de docência orientadas para a inovação e empreendedorismo: análise sob as práticas e perspectivas dos docentes de Administração da UNIJUÍ

Becker, Rúbia Goi ; Drews, Gustavo Arno ;

Artigo Completo:

As Instituições de Ensino Superior, como geradoras e disseminadoras de conhecimento, constituem-se como potenciais agentes das práticas de desenvolvimento e fomento da inovação e empreendedorismo. É evidente a importância das ações efetivas que devem ser realizadas no âmbito universitário, considerando o fato de que a sociedade espera encontrar as respostas para as questões pertinentes ao desenvolvimento das regiões e do país. A cultura do empreender nas bases de formação do ensino superior surge como primeiro passo na formação do perfil empreendedor, o que leva este artigo a identificar o uso de práticas docentes orientadas para o empreendedorismo e inovação, aplicadas no Curso de Bacharelado em Administração da UNIJUÍ, sob a perspectiva de docentes e discentes. Estas práticas atuam como diferenciais de formação acadêmica, agindo como catalisador no processo de formação de empreendedores, seja pelo suporte da estrutura universitária, pelas bases pedagógicas ou pela metodologia de ensino adotada pelo corpo docente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Inovação; Empreendedorismo; Práticas de Docência,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-endge2016-007

Referências bibliográficas
  • [1] DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora: O Ensino de Empreendedorismo na Educação Básica, Voltado para o Desenvolvimento Social e Sustentável. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
  • [2] GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [3] LOPES, Rose Mary A. (Org.). Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Sebrae, 2010.
  • [4] VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 200
Como citar:

Becker, Rúbia Goi; Drews, Gustavo Arno; "Práticas de docência orientadas para a inovação e empreendedorismo: análise sob as práticas e perspectivas dos docentes de Administração da UNIJUÍ", p. 73-82 . In: Anais do I Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial. São Paulo: Blucher, 2016. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-endge2016-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações