Artigo - Open Access.

Idioma principal

PÚRPURA DE HENOCH-SCHÖNLEIN/ VASCULITE POR IMUNOGLOBULINA A: RELATO DE CASO

PÚRPURA DE HENOCH-SCHÖNLEIN/ VASCULITE POR IMUNOGLOBULINA A: RELATO DE CASO

Maia, Rayra Carvalho ; Len, Claudio Arnaldo ; Rinaldo, Karina ;

Artigo:

Justificativa

Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS), doença de etiologia indefinida,é a vasculite mais comum da infância, caracterizada por acometimento cutâneo,gastrointestinal, articular e renal. O tratamento varia de acordo com o órgãocomprometido. Apresentamos o caso de um paciente com PHS, que evoluiu comacometimento escrotal, apresentação incomum do quadro. Menino, 6 anos,apresentou manchas e pápulas vermelhas em membros inferiores, quinze dias apósquadro de resfriado. Evoluiu com edema e artralgia dos tornozelos eaparecimento de púrpuras. Queixou-se de dor abdominal e testicular, seis diasapós o início dos sintomas necessitando internação no dia seguinte paraavaliação da equipe de Reumatologia.

Realizado ultrassom de abdome sem alterações e ultrassom detestículo que evidenciou epididimite à direita. Exames laboratoriais:hemograma, coagulograma e urina 1 normais, proteína C reativa aumentada.

 

Objetivo(s)

INFORMAÇÕES CLÍNICAS Os critérios diagnósticos da SociedadeEuropeia de Reumatologia Pediátrica (2005), baseiam-se na púrpura palpável semtrombocitopenia ou coagulopatia associada a, no mínimo, um dos seguintesachados: dor abdominal difusa, artrite ou artralgia, acometimento renal(hematúria e/ou proteinúria) e biópsia de tecido acometido (pele ou rim) comdepósito predominante de imunoglobulina A. No caso descrito o pacienteapresentou critérios para o diagnóstico, além de comprometimento escrotal, vistoem 2 a 38% dos casos de PHS.

 

Método(s)

CONDUTA TERAPÊUTICA Prescrito analgesia com dipirona emetilprednisolona 1 mg/kg de 12/12 horas, além de observação clínica.

 

Resultado(s)

ACOMPANHAMENTO CLÍNICO Evoluiu com melhora do estado geral,remissão da artralgia, da dor abdominal e testicular, além de clareamento daslesões cutâneas.

Recebeu alta 5 dias após, com prescrição de corticóide eorientações para seguimento devido possibilidade de acometimento renal.

 

Conclusão (ões)

Ressalta-seque na vigência de acometimento escrotal, torna- se imprescindível odiagnostico diferencial entre PHS com orquiepididimite e escroto agudo, a fimde evitar procedimentos invasivos desnecessários.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-61

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Maia, Rayra Carvalho ; Len, Claudio Arnaldo ; Rinaldo, Karina ; "PÚRPURA DE HENOCH-SCHÖNLEIN/ VASCULITE POR IMUNOGLOBULINA A: RELATO DE CASO", p. 121-122 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-61

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações