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PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN: IDENTIDADES, CIUDADANÍA Y FORMACIÓN DOCENTE
PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN: IDENTIDADES, CIUDADANÍA Y FORMACIÓN DOCENTE
Artigo Completo:
A UFPA – Universidade Federal do Pará – começou em 2009 com o PAPIM –Programa de Apoio a Projetos de Intervenções Metodológicas – que busca incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades e experimentos que acrescente métodos e técnicas inovadoras e eficazes no processo de ensino e aprendizagem. A partir daí, foi desenvolvido o projeto Guamá Bilíngue de pesquisa, ensino e extensão que contempla diversos aspectos do processo de ensino de ELE, já que é uma proposta educacional centrada em uma metodologia diferenciada especificamente desenhada para alunos de ensino médio entre 15-18 anos em risco social de escolas públicas do bairro Guamá, Belém/PA, na Amazônia brasileira. O desenvolvimento do material, com seleção de textos para as unidades, alternadamente, mesclando temas culturais e sociais que afetam diretamente a vida de jovens em bairros periféricos, se fez possível usando estratégias da linguística cognitiva bem como o uso de analogias para compreensão do novo código linguístico que está sobrepondo-se ao seu próprio. Isto porque, segundo pesquisa de Almeida Filho (apud Neta, 2004), “entre as línguas românicas, o português e o espanhol são as que mantem maior afinidade” já que se constroem numa base de 85% de semelhança. Para tanto, foram utilizados os princípios de modelo mental de Lawson & Lawson (1993) assim como as teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel (apud Moreira & Mansini, 1982) e premissas de Vygotsky (1991), entre outros. Ao longo de setes anos de existência, o Guamá Bilíngue foi objeto de mais que duas dezenas de trabalhos em diversas áreas da formação docente e contribui positivamente nas relações dos adolescentes atendidos tanto no âmbito académico quanto social, além disso, está fomentando dois novos projetos de maior abrangência em diversas áreas vulneráveis da capital.
A UFPA – Universidade Federal do Pará – começou em 2009 com o PAPIM –Programa de Apoio a Projetos de Intervenções Metodológicas – que busca incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades e experimentos que acrescente métodos e técnicas inovadoras e eficazes no processo de ensino e aprendizagem. A partir daí, foi desenvolvido o projeto Guamá Bilíngue de pesquisa, ensino e extensão que contempla diversos aspectos do processo de ensino de ELE, já que é uma proposta educacional centrada em uma metodologia diferenciada especificamente desenhada para alunos de ensino médio entre 15-18 anos em risco social de escolas públicas do bairro Guamá, Belém/PA, na Amazônia brasileira. O desenvolvimento do material, com seleção de textos para as unidades, alternadamente, mesclando temas culturais e sociais que afetam diretamente a vida de jovens em bairros periféricos, se fez possível usando estratégias da linguística cognitiva bem como o uso de analogias para compreensão do novo código linguístico que está sobrepondo-se ao seu próprio. Isto porque, segundo pesquisa de Almeida Filho (apud Neta, 2004), “entre as línguas românicas, o português e o espanhol são as que mantem maior afinidade” já que se constroem numa base de 85% de semelhança. Para tanto, foram utilizados os princípios de modelo mental de Lawson & Lawson (1993) assim como as teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel (apud Moreira & Mansini, 1982) e premissas de Vygotsky (1991), entre outros. Ao longo de setes anos de existência, o Guamá Bilíngue foi objeto de mais que duas dezenas de trabalhos em diversas áreas da formação docente e contribui positivamente nas relações dos adolescentes atendidos tanto no âmbito académico quanto social, além disso, está fomentando dois novos projetos de maior abrangência em diversas áreas vulneráveis da capital.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-059
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Como citar:
PAIVA, Rita de Cássia; "PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN: IDENTIDADES, CIUDADANÍA Y FORMACIÓN DOCENTE", p-755-766.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-059
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TY - CONF T1 - PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN: IDENTIDADES, CIUDADANÍA Y FORMACIÓN DOCENTE JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 755 EP - 766 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-059 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/proyectos-de-investigacin-y-extensin-identidades-ciudadana-y-formacin-docente-25518 KW - ER -
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Rita de Cássia PAIVA, PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN: IDENTIDADES, CIUDADANÍA Y FORMACIÓN DOCENTE, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 755-766, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-059 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/proyectos-de-investigacin-y-extensin-identidades-ciudadana-y-formacin-docente-25518) Palavras-chave:: ;