Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROYECTO DE EXTENSIÓN: ENSEÑANZA DE ELE Y LA MOTIVACIÓN COMO HERRAMIENTAS EN LA FORMACIÓN CIUDADANA DEL ALUMNO EN LA AMAZONIA

PAIVA, Rita de Cássia ; SOARES PEREIRA, Brenna Evelyn ; LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta ;

Artigo Completo:

Este trabalho dedica-se a demostrar como o ensino do espanhol como língua estrangera (E/LE) e o professor reflexivo e motivador são as principais ferramentas para a formação cidadã de alunos do projeto de ensino, pesquisa e extensão Guamá Bilíngue no bairro do Guamá que é uma das maiores periferias na Amazônia. Desde o ano 2010, este projeto utiliza o ensino do espanhol como cenário para levar as aulas textos sobre violência sexual, bullying, alcoolismo na adolescência, entre outros temas que fazem parte da vida cotidiana dos alunos, que tem de 15-18 anos e estão em risco social. Estes materiais servem para auxiliar a debater, refletir e instruir o jovem sobre os conteúdos diversos e fazer com que os estudantes da graduação de letras/espanhol que atuam no projeto se tornem professores reflexivos y motivadores, capazes de direcionar seus alunos a uma formação cidadã crítica para que atuem de maneira a contribuir positivamente na sociedade. Para tanto, foram utilizados os princípios de modelo mental (Lawson & Lawson, 1993), as teorias de aprendizagem significativo (Ausubel apud Moreira & Mansini, 1982) e premissas de Vygotsky (1991), entre outros. O Guamá Bilíngue agrega a função de facilitar uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade que a cerca, e para este fim, objetiva principalmente a diminuição da violência e o preconceito social por meio do ensino de E/LE, motivando os alunos participantes a terem uma perspectiva de um futuro melhor. Dentro do mesmo afã, propõem que os alunos da graduação que participam do projeto sejam mais bem instruídos, treinados e motivados a atuar como docentes que motivem e transformem seu entorno, influenciando não somente na formação de seus próprios discentes como também no contexto en que estão inseridos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Formação docente; Guamá Bilíngue; Ensino de E/LE,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-058

Referências bibliográficas
  • [1] BALDWIN, A.L. Social Learning. Em F.N. Kerlinger (Ed.) Review of research in education (Vol. 1). Itasca. I1: F.E. Peacock Publishers, 1973, 34-57. In: BORGES-ANDRADE, J. E. Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 1, n. 2, p. 2-68, jul. 198 Disponíble en . Accedido en 04 de diciembre de 2016.
  • [2] FREIRE, P. Pedagogía de la autonomía. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 201
  • [3] GOHN, M. da G. Educação não formal e o educador social. São Paulo: Cortez, 2010.
  • [4] GUAMÁ BILINGÜE. Disponible en: http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/2010/116-edicao-86setembro/1084-guama-bilingue-em-10-anos y http://www.sisprol.ufpa.br/view/projeto/index.php?view=projeto&action=consultarStatus Accedido en 26 de diciembre de 2011 a las 11:25.
  • [5] PAIVA, R. C. O espanhol no ensino cotidiano. In: I Congresso Internacional Da Associação Brasileira de Hispanistas e V Congresso Brasileiro de Hispanistas, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2008 p. 3282-3291.
  • [6] SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Editorial Paidós, Barcelona. 1992.
  • [7] VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • [8] ALMEIDA FILHO, J. C. P. Uma metodologia específica para o ensino de línguas próximas? En JOSÉ CARLOS PAES DE ALMEIDA FILHO (org), Português para Estrangeiros: Interface com o Espanhol. Pontes, Campinas, SP,1995.
  • [9] MOREIRA, M.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
  • [10] LAWSON D. I. & LAWSON A. E. Neural Principles of Memory and a Neural Theory of Analogical Insight. Journal of Research in Science Teaching, v30 n10 p1327-48/Dec 1993.
Como citar:

PAIVA, Rita de Cássia; SOARES PEREIRA, Brenna Evelyn ; LEITE DE LIMA, Jacqueline Augusta; "PROYECTO DE EXTENSIÓN: ENSEÑANZA DE ELE Y LA MOTIVACIÓN COMO HERRAMIENTAS EN LA FORMACIÓN CIUDADANA DEL ALUMNO EN LA AMAZONIA", p. 745-754 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-058

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações