Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proyecto Callejero: um panorama da gráfica popular na América Latina – mapeamento de iniciativas de registro da memória gráfica popular

Proyecto Callejero: an overview of vernacular graphics in Latin America – mapping of initiatives for recording vernacular graphic memory

Finizola, Maria de Fátima Waechter; Nuñez, Simon Ibañez;

Artigo completo:

Informações efêmeras de caráter popular figuram na paisagem visual de diversas cidades da América Latina. Estas têm o papel de identificar, anunciar e vender produtos, serviços e ideias. Essa produção, denominada de gráfica popular, caracteriza-se como um gênero visual que tem se desenvolvido em diversos países, à revelia do mundo digital, por meio de técnicas artesanais transmitidas de geração em geração por artífices e artistas populares. Várias iniciativas têm surgido desde a década de 1990 com a finalidade de estudar e registrar essa produção, no sentido de reconhecer a sua importância como parte da tradição e cultura visual latino-americana. No entanto, ainda há uma carência de estudos comparativos entre as diversas formas de manifestação dessa linguagem popular a fim de investigar a origem dessa tradição, bem como as semelhanças e idiossincrasias desses artefatos em localidades distintas. Nesse sentido, este projeto se propõe a reunir impressões de investigadores de 14 países da América Latina sobre a gráfica popular, a fim de traçar um panorama dessa prática tão presente na região. Neste artigo, especificamente, apresentamos os dados coletados na fase de mapeamento do projeto, que apontam para a consolidação de um movimento de registro e resgate da gráfica popular latina nas últimas décadas.

Artigo completo:

Ephemeral information with popular characteristics appears in the visual landscape of many cities of Latin America. They have the role of identifying, advertising and selling products, services and ideas. These activities, known as “gráfica popular”, are characterized as a visual genre that has developed in many countries, in the absence of the digital world, using artisanal techniques transmitted from generation to generation by popular craftsmen and artists. Several initiatives have arisen since the 1990s with the purpose of studying and registering these activities, in order to recognize its importance as part of the tradition and visual culture of Latin America. However, there is still a lack of comparative studies about the different forms of manifestation of this popular language with the objective of investigating the origins of this tradition, and also the similarities and idiosyncrasies of these artifacts in different locations. In this sense, the propose of this project is gathering the impressions of researchers from 14 countries of Latina America on vernacular graphics in order to draw a panorama of this practice so present in this region. In this paper, we present the data collected during the mapping project phase that point to the consolidation of an effort to record and recover Latin vernacular graphics in the last decades.

Palavras-chave: design vernacular, gráfica popular, América Latina,

Palavras-chave: vernacular design, vernacular graphics, Latin America,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0336

Referências bibliográficas
  • [1] Checa-Artasu, M. M., & Rodriguez, P. C. (2009). La Grafica Popular Mexicana: comu-nicación, diseño y paisaje urbano. Anais do Congresso da Associação de Estudos Latinoamericanos, Rio de Janeiro, 2009.
  • [2] Dicom (2012). Circuito de Cultura Aplicado al “Cartel Picotero” de Cartagena de Indias. Disponível em: http://maestriadicom.org. Acesso em: 10 de julho de 2019.
  • [3] Farret, R. L., & Pinto, S. R. (2011). América Latina: da construção do nome à consolidação da ideia. In: TOPOI, v. 12, n. 2 Rio de Janeiro: UFRJ. p. 30-42.
  • [4] Finizola, M. F. W. (2015). A Tradição do Letreiramento Popular em Pernambuco: uma investigação acerca de suas origens, forma e prática. Tese de Doutorado. Recife: UFPE.
  • [5] Fleming, R. A. (2016). Amazing Barbershop. Disponível em: http://www.inthefieldrecording.org/ under-renovation/amazing-barbershop/. Acesso em: 10 de julho de 2019.
  • [6] García, C. L. (2009). La Siembra del Filete. Disponível em: http://freddyfilete.blogspot.com/. Acesso em: 10 de julho de 2019.
  • [7] Moya, K. S. (2015). Mr. Masking: la obra de Gerardo Picado. San José: Pupila Estudio.
  • [8] Sanchez, M. (2015). Flow Tropical. Santo Domingo, Ediciones De a Poco.
  • [9] Ucrós, E. (2012). Popular de Lujo. Palestra apresentada na conferência What Design Can Do. Amsterdã. (Transcrição cedida pelo autor).
Como citar:

Finizola, Maria de Fátima Waechter; Nuñez, Simon Ibañez; "Proyecto Callejero: um panorama da gráfica popular na América Latina – mapeamento de iniciativas de registro da memória gráfica popular", p. 2415-2424 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0336

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações