Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Protótipo de um aplicativo turístico de Caruaru (PE) para a comunidade surda

Florêncio, Iara Cássia de M ; Cavalcanti, Diogo Cordeiro ; Freire, Luciana Lopes ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta um protótipo deum aplicativo de orientação dos espaços turísticos culturais de Caruaru (PE),para um determinado público alvo: A comunidade surda. A partir de uma análisesobre o contexto regional e características destas pessoas, pode-se compreenderas necessidades da comunidade surda no que se diz respeito aos sistemas deinformações existentes, como também testar as possibilidades linguísticas aserem implantadas, através de sistemas de informação mobile. O estudo dos sistemas de informação é de extremaimportância para compreender como se devem organizar as informações de maneiraa primar pela usabilidade, tornando o entendimento mais rápido e eficaz. Destemodo, para criar o referido protótipo de aplicativo turístico para smartphones, esta pesquisa considerou acomplexidade linguística da utilização da língua brasileira de sinais (LIBRAS)no aplicativo, sendo inserida em forma de vídeo, com as legendas em português.Portanto, além de compreender as necessidades dos surdos em projetos digitais eo contexto cultural em que vivem, buscou-se planejar melhor a interface doaplicativo, a partir da distribuição e localização dos pontos turísticos dacidade de Caruaru e inserção de pictogramas representativos destes locais.

Artigo completo:

Palavras-chave: Acessibilidade, sistema de informação, turismo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-096

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, Caio. 2014. Infográficos por infográficos: Uma abordagem metodológica. Volta Redonda: Centro Universitário de Volta Redonda. AGNER, L. 2006. Ergodesign e Arquitetura da Informação. Rio de Janeiro. Ed. Quartet. BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. 2010. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro. Elsevier. 2010.
Como citar:

Florêncio, Iara Cássia de M; Cavalcanti, Diogo Cordeiro; Freire, Luciana Lopes; "Protótipo de um aplicativo turístico de Caruaru (PE) para a comunidade surda", p. 1038-1051 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-096

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações