Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PROTOTIPAÇÃO E TESTE DE UM PRODUTO DIGITAL DO RAMO FUTEBOLÍSTICO

PROTOTIPAÇÃO E TESTE DE UM PRODUTO DIGITAL DO RAMO FUTEBOLÍSTICO

Ferreira, Paulo Francisco Gomes; Magnago, Patricia Flores; Leão, Alvaro Gehlen de;

Artigo:

A captação e seleção de atletas representa a grande oportunidade dos jovens jogadores de futebol de entrada nos clubes. Porém, percebe-se que este processo ainda tem um alto grau de subjetividade. Este estudo objetiva desenvolver, uma sistemática de seleção alternativa ao processo atual, a partir da análise e coleta de dados mercadológicos e das necessidades dos clientes. Os resultados permitiram prototipar, analisar modos de falhas pelo FMEA e testar em campo a solução gerada. O desenvolvimento do aplicativo englobou soluções para os requisitos dos clientes, como por exemplo: Geração de relatórios com as principais características dos atletas, uma sistemática de filtros que segmentem os atletas de acordo com as necessidades dos clubes e o agrupamento de jogadores por característica. O aplicativo virtual apresenta aos analistas de futebol relatórios de dados de atletas, colocando as suas características físicas e técnicas, além de vídeos. O protótipo foi mostrado aos usuários, que o avaliaram com uma pesquisa com percepção de 95% de satisfação sobre e propuseram melhorias para uma segunda rodada de análise

Artigo:

A captação e seleção de atletas representa a grande oportunidade dos jovens jogadores de futebol de entrada nos clubes. Porém, percebe-se que este processo ainda tem um alto grau de subjetividade. Este estudo objetiva desenvolver, uma sistemática de seleção alternativa ao processo atual, a partir da análise e coleta de dados mercadológicos e das necessidades dos clientes. Os resultados permitiram prototipar, analisar modos de falhas pelo FMEA e testar em campo a solução gerada. O desenvolvimento do aplicativo englobou soluções para os requisitos dos clientes, como por exemplo: Geração de relatórios com as principais características dos atletas, uma sistemática de filtros que segmentem os atletas de acordo com as necessidades dos clubes e o agrupamento de jogadores por característica. O aplicativo virtual apresenta aos analistas de futebol relatórios de dados de atletas, colocando as suas características físicas e técnicas, além de vídeos. O protótipo foi mostrado aos usuários, que o avaliaram com uma pesquisa com percepção de 95% de satisfação sobre e propuseram melhorias para uma segunda rodada de análise

Palavras-chave: protótipo, teste de satisfação, FMEA, aplicativo de futebol, captação de atletas,

Palavras-chave: protótipo, teste de satisfação, FMEA, aplicativo de futebol, captação de atletas,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3102

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Ferreira, Paulo Francisco Gomes; Magnago, Patricia Flores; Leão, Alvaro Gehlen de; "PROTOTIPAÇÃO E TESTE DE UM PRODUTO DIGITAL DO RAMO FUTEBOLÍSTICO", p. 708-719 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3102

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações