Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROTOCOLOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COMPARTILHADA

SUR, Luciney Rosa;

Artigo Completo:

Nos últimos anos vem se discutindo a questão do fracasso escolar na formação de leitores, cuja consequência é o expressivo número de analfabetos funcionais demonstrado pelos exames oficiais e, na própria escola, o acúmulo de déficits de aprendizagem pela incapacidade de grande parte dos alunos em compreender o que lê. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de leitura tutorial, por meio do instrumento de protocolo de leitura proposto por Leffa (1996), bem como se tomaram por base as ideias acerca de estratégias de leitura colocadas por Solé (1998) e as contribuições de Bortoni-Ricardo e Machado (2013) quanto à leitura tutorial. Nele podemos analisar que se faz necessário um melhor embasamento teórico pelo professor, sobre o que é a leitura e os processos cognitivos, metacognitivos e sociocognitivos envolvidos, bem como um trabalho mais coeso e contínuo sobre esta entre as diversas disciplinas escolares e ainda, assumirmos que a leitura é um conteúdo procedimental que precisa ser aprendido na escola, durante todo o processo de escolarização do aluno.

Artigo Completo:

Palavras-chave: protocolo de leitura; leitura tutorial; estratégias de leitura,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-010

Referências bibliográficas
  • [1] BORGATTO, Ana Maria T. et. al. . Projeto Teláris: Português. 1ª ed. Vol.3. São Paulo: Ática, 2012
  • [2] BORTONNI-RICARDO, Stella M. et. al. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2013.
  • [3] LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.
  • [4] SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Como citar:

SUR, Luciney Rosa; "PROTOCOLOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COMPARTILHADA", p. 127-142 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-010

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações