Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Protagonismo feminino no ensino superior dedesign no Brasil: um estudo em construção1

Female protagonism in design higher education in Brazil: a study underconstruction

Alencar, Larissa Albuquerque de; Almeida, ; de, Marcelina das Graças;

Artigo completo:

Este estudo trata de um recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento na Escola deDesign da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que objetiva estudar o protagonismofeminino no ensino superior público de design no Brasil, a partir da análise de duas realidades: BeloHorizonte (MG) e Manaus (AM), enfatizando a importância das mestras em atividade na graduação esuas contribuições para a área acadêmica do país. Para tanto, se realizou um levantamentobibliográfico sobre a educação de mulheres, desde o Brasil Colônia até os dias atuais, sua ascensãocomo professoras, face às oportunidades de trabalho que surgiram, o que propiciou a elaboração deum panorama do cenário atual, que permite visualizar que ainda estão em número reduzido em todasas regiões do país, enquanto educadoras de nível superior, devido aos obstáculos enfrentados como aopção por carreiras “masculinas” e dificuldade de acesso à oportunidades de trabalho.

Artigo completo:

This study is an excerpt from a doctoral research under development at the Universidadedo Estado de Minas Gerais (UEMG), which aims to study female protagonism in design public highereducation, based on the analysis of two realities: Belo Horizonte (MG) and Manaus (AM), emphasizingthe importance of active female professors in graduation and their contributions to the country'sacademic area. To this end, a bibliographic survey was realized about women’s education, sinceColonial Brazil until the present days, their rise as teachers, in view of the job opportunities that arose,which led to the elaboration of a panorama of the current scenario, which allows show that they arestill in low numbers in all regions of the country, as educators of higher education, due to theobstacles faced as the option for "male" careers and difficulty in accessing work opportunities.

Palavras-chave: Mulheres; protagonismo; design; ensino superior público,

Palavras-chave: Women, design, public higher education,

DOI: 10.5151/cid2020-108

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, A. B. D.; REBELLO, A. M. A invisibilidade feminina no design. Da Bauhaus ao Brasil. Actas de Diseño, Buenos Aires, v. 6, p. 164-165, Março 2009. ISSN 3. Disponivel em: . Acesso em: 19 nov 2019.
  • [2] BARRETO, A. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, jul/dez 2014.
  • [3] BRAGA, P. D. A.; RUSCHIVAL, C. B.; MOTA, S. C. Design UFAM: 25 anos. Manaus: Reggo Edições, 2014.
  • [4] CARVALHO, A. P. C. D. O ensino paulistano de design. São Paulo: Blücher, 2015.
  • [5] COSTA, F. T. P. et al. A HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE: IMAGENS E AUTOIMAGENS. Anais do V SETEPE. Pau dos Ferros: Realize. 2014.
  • [6] DEL PRIORE, M. Histórias e conversas de mulher. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.
  • [7] DEL PRIORE, M.; PINSKY, C. B. História das mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
  • [8] DENIS, R. C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [9] DESIGN UFAM. Corpo docente. Design UFAM, 2018. Disponivel em: https://design.ufam.edu.br/corpo-docente.html. Acesso em: 10 abril 2020.
  • [10] DIAS, M. R. Á.; SAFAR, G. H.; AVELAR, J. P. The historical trajectory of the pioneers of design education in Brazil: ESDI/UERJ and ED/UEMG. In: FARIAS, P. L. Design frontiers: territories, concepts, technologies [livro eletrônico]. São Paulo: Blücher, 2012. Disponivel em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/design-frontiers-territories-concepts-technologies307/arquitetura-e-design-117. Acesso em: 26 maio 2020.
  • [11] FERNANDES, F. A história da educação feminina. MultRio: a mídia educativa da cidade, 2019. Disponivel em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/14812-ahist%C3%B3ria-da-educa%C3%A7%C3%A3o-feminina. Acesso em: 19 fevereiro 2020.
  • [12] INEP, I. N. D. E. E. P. E. A. T. Sinopse Estatística da Educação Superior. Brasília: INEP, 2018. Disponivel em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip. Acesso em: 20 março 2020.
  • [13] INEP, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília: [s.n.], 2019.
  • [14] LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, M.; PINSKY, C. B. História das mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Cap. 13.
  • [15] NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalação. 4ª. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
  • [16] RIBEIRO, A. I. M. Mulheres educadas na colônia. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
  • [17] ROSEMBERG, F. Mulheres educadas e educação de mulheres. In: PINSKY, C. B.; PEDRO, J. M. Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.
  • [18] SAFAR, G. H.; ALMEIDA, M. D. G. D. Protagonismo feminino no design - um resgate histórico em andamento. In: MORAES, D. D.; DIAS, R. Á.; BOM CONSELHO, R. Cadernos de Estudos Avançados em Design: Design e História. Barbacena: EdUEMG, 2014. p. 79-94. ISBN 978-85-62578-52-6. Disponivel em: http://eduemg.uemg.br/component/k2/item/81-cadernos-de-estudosavancados-em-design-historia-vol-9. Acesso em: 27 março 2020.
  • [19] SAFAR, G. H.; DIAS, M. R. A. C. Estudos de gênero e seu impacto na história do design. Dimensões, v. 36, p. 102-120, jan-jun 2016. ISSN 2179-8869.
  • [20] STEPHAN, A. P. As mulheres e o design no Brasil. Uma breve reflexão para o estudo da contribuição feminina no design brasileiro. In: ALMEIDA, M. D. G. D., et al. Caderno atempo. Barbacena: EdUEMG, v. 2, 2015. Cap. 8, p. 109-115.
  • [21] UEMG, U. D. E. D. M. G. Escola de Design. Universidade do Estado de Minas Gerais, 2020. Disponivel em: http://www.2018.uemg.br/unidade.php?id=1. Acesso em: 14 abril 2020.
Como citar:

Alencar, Larissa Albuquerque de; Almeida, ; de, Marcelina das Graças; "Protagonismo feminino no ensino superior dedesign no Brasil: um estudo em construção1", p. 1441-1454 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-108

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações