Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA REDUÇÃO E CONTROLE DE PERDAS EM MUNICÍPIOS OPERADOS POR PRESTADORES REGIONAIS: APLICAÇÃO PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS

Bastos, Mayara Milaneze Altoé ; Hamdan, Otávio Henrique Campos ; Oliveira, Erica Patrícia Villalaz ;

Artigo Completo:

As perdas de água de um sistema de abastecimento traduzem sua eficiência operacional, sendo, portanto, indicador essencial de como as atividades de manutenção e operação são conduzidas. O cenário observado nos municípios brasileiros é de elevados níveis de perdas, o que indica a necessidade do estabelecimento de estratégias para sua redução e controle nos sistemas. Nesse contexto, o presente estudo propõe três frentes de atuação para ações de redução e controle de perdas nos municípios operados por prestadores de serviços regionais, sendo eles: (i) Grupo A: ações prioritárias para micromedição e macromedição dos sistemas, (ii) Grupo B: ações prioritárias na redução de perdas e (iii) Grupo C: ações prioritárias no controle de perdas, a depender da conjuntura e fragilidade de cada município. O estudo empregou as informações disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) para os municípios do estado de Minas Gerais. A partir desses dados, os municípios foram divididos em grupos, conforme metodologia proposta, de forma que o prestador de serviços tenha um panorama dos pontos críticos do sistema, das fragilidades e oportunidades de melhoria, podendo desenvolver um programa contínuo de redução e controle de perdas no sistema de abastecimento de água dos municípios em que opera. Para o estado de Minas Gerais, dentre os municípios avaliados, 348 municípios foram alocados no Grupo A, 142 no Grupo B e 301 no Grupo C, o que evidencia a necessidade de atuação nas três frentes propostas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Abastecimento. Perdas de Água. Prestadores Regionais. Minas Gerais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-091

Referências bibliográficas
  • [1] ALEGRE, H; COELHO, S.; ALMEIDA, M; VIEIRA; P. Controle de Perdas de Água em Sistemas Públicos de Adução e Distribuição. Portugal: IRAR/INAG/LNEC, 2005. 306 p.
  • [2] BRASIL. Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde: Redução de perdas em sistemas de abastecimento e água. Brasília: Funasa, 2014. 172 p.
  • [3] ______. Plano Nacional de Saneamento Básico. Brasília: Ministério das Cidades, 201 HUNAIDI, O.; CHU, W.; WANG, A.; GUAN, W. Detecting Leaks in Plastic Pipes. Journal of the American Water World Association, Colorado, v.92, n.1, p. 82-94, 2000.
  • [4] INSTITUTO TRATA BRASIL, GO Associados. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/perdas-de-agua-desafios-ao-avanco-do-saneamentobasico-e-a-escassez-hidrica-2. Acesso em: 01 mar. 2017.
  • [5] LAMBERT, A; HIRNER, W. Losses from Water Supply Systems: Standard Terminology and Recommended Performance Measures. International Water Association - The Blue Pages. Londres, p. 1-13, 2000.
  • [6] MORAIS, D. C.; CAVALCANTE, C. A. V.; DE ALMEIDA, A., T. Priorização de Áreas de Controle de Perdas em Redes de Distribuição de Água. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v.30, n.1, p.15-32, 2010.
  • [7] REVISTA SANEAS. São Paulo: AESabesp, 2015.
  • [8] SNIS. Banco de dados. Disponível em: http://app.cidades.gov.br/serieHistorica/#. Acesso em: 20 fev. 2017.
  • [9] TARDELLI FILHO, J. Controle e Redução de Perdas. In TSUTIYA, M. T.
  • [10] Abastecimento de Água. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, 2006.
Como citar:

Bastos, Mayara Milaneze Altoé; Hamdan, Otávio Henrique Campos; Oliveira, Erica Patrícia Villalaz; "PROPOSTA METODOLÓGICA PARA REDUÇÃO E CONTROLE DE PERDAS EM MUNICÍPIOS OPERADOS POR PRESTADORES REGIONAIS: APLICAÇÃO PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS", p. 909-919 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-091

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações