Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROPOSTA DE USO RACIONAL DE ÁGUA EM UM ABATEDOURO DE FRANGO

Santos, Erika Nascimben ; Souza, Lívia Dal Sasso ; Cambraia, Thiago Andrade ; Gaspar, Julia de Vasconcellos Teixeira ; Mounteer, Ann Honor ;

Artigo Completo:

Os abatedouros avícolas estão entre as atividades que consomem grandes quantidades de água. Como os recursos hídricos estão ficando cada vez mais escassos, medidas alternativas de uso racional de água vêm sendo estudadas pelas empresas a fim de diminuir o volume captado nos mananciais. O presente estudo foi feito em um frigorífico de frangos localizado no interior de Minas Gerais. O principal objetivo foi identificar os setores que consomem água e propor alternativas para o gerenciamento da mesma, por meio da racionalização. Identificados os principais pontos de consumo de água, foram propostas medidas de uso racional, como mudança dos bocais das torneiras e adequação dos volumes de água gastos em certas etapas. Com a avaliação do balanço hídrico atual da empresa e as regulamentações vigentes, conclui-se que o potencial de redução de consumo é de, aproximadamente, 5.800 m³ por mês, o que equivale a uma redução de 14% do consumo de água e uma economia de R$9.000,00 mensalmente. O custo de implementação das medidas propostas é em torno de R$ 6.000,00 e o investimento começaria a ter retorno financeiro em menos de um mês de produção.

Artigo Completo:

Palavras-chave: economia de água, indústria avícola, otimização de produção,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-223

Referências bibliográficas
  • [1] BELLAVER, C.; OLIVEIRA, P. A. Balanço da água nas cadeias de aves e suínos Avicultura Industrial. Projeto/Plano de Ação: 16.00.30.000-04. ID 17803 - Artigo de divulgação na mídia. Anais da Embrapa Suíno e aves. 2009.
  • [2] BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produção de carne. Mercado Interno. Disponível em Acesso em 01 de maio de 2015.
  • [3] BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regulamento técnico da inspeção tecnológica e higiênico-sanitária de carne de aves. Portaria n° 210 de 10 de novembro de 1998.
Como citar:

Santos, Erika Nascimben; Souza, Lívia Dal Sasso; Cambraia, Thiago Andrade; Gaspar, Julia de Vasconcellos Teixeira; Mounteer, Ann Honor; "PROPOSTA DE USO RACIONAL DE ÁGUA EM UM ABATEDOURO DE FRANGO", p. 2220-2230 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-223

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações