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Proposta de um artefato para potencializar sínteses gráficas e contribuir na aprendizagem de estudantes do ensino médio

Proposal for an artifact to potentialize graphic syntheses and to help the learning of high school pupils

Araújo, Edilene; Oliveira, Hélio; Negreiros, Lucas; Barbosa, Natália; Coutinho, Solange;

Artigo completo:

Este artigo apresenta alguns problemas identificados em uma escola pública-privada de ensino médio integral na cidade do Recife e explora um deles: o déficit na capacidade de sintetizar e representar graficamente os conteúdos assimilados em sala de aula pelos estudantes. Após um teste de validação do problema, os autores analisam os resultados com base no esquema do uso da linguagem gráfica proposto por Michael Twyman (1979, 2002). Em seguida, realizam um estudo para o problema e propõem um artefato para facilitar a capacidade de síntese dos estudantes.

Artigo completo:

This paper presents some of the problems identified at a full-time public-private high school in Recife, Brazil, and explores one of them: the students' lack of ability to synthesize and graphically represent the contents they have learned in the classroom. After a validation test of the problem, the authors analyzed the results based on the schema for the study of Graphic Language proposed by Michael Twyman (1979, 2002). Following this, they conducted a study on the problem and propose an artifact to facilitate the student’s ability to synthesize.

Palavras-chave: síntese gráfica, linguagem gráfica, design/educação, aprendizagem, design da informação,

Palavras-chave: graphic synthesis, graphic language, design/education, learning, information design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0324

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Como citar:

Araújo, Edilene; Oliveira, Hélio; Negreiros, Lucas; Barbosa, Natália; Coutinho, Solange; "Proposta de um artefato para potencializar sínteses gráficas e contribuir na aprendizagem de estudantes do ensino médio", p. 1052-1070 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0324

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