Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de redesign e padronização do uso da marca de uma universidade federal, a partir de uma ação extensionista

Proposal for redesign and standardization of the use of the brand of a public university, based on an expansionist action

FURTADO, João ; COSTA, Tássio José da Silva ; ACIOLY, Angélica de Souza Galdino Acioly ; SILVA, Washington Ferreira ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma proposta de redesign do brasão d’armas (marca oficial) de uma Universidade Federal do Nordeste - a UFPB, como resultado de uma ação extensionista desenvolvida por alunos e professores do curso de Design da Instituição em questão. A proposta visa promover e transmitir os valores simbólicos da Universidade agregados ao brasão com o passar do tempo, mantendo-o atual e sobretudo sem perder sua identidade e história. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Como resultados da ação, foi apresentado o redesign do brasão d’armas e o manual de identidade visual da nova marca.

Artigo:

This article presents a proposal to redesign the coat of arms (official brand) of a Federal University of the Northeast with more than 60 years of history - the UFPB, as a result of an extension action developed by students and teachers of the Institution's Design course in question. The proposal aims to promote and transmit the symbolic values of the University added to the Coat of Arms over time, keeping it current and above all without losing its identity and history. To this end, bibliographic, documentary and field research were carried out. As a result of the action, the redesign of the coat of arms and the visual identity manual of the new brand were presented.

Palavras-chave: Assinatura visual; Identidade visual; Universidade Federal da Paraíba.,

Palavras-chave: Visual signature; Visual identity; Federal University of Paraiba.,

DOI: 10.5151/ped2022-3745880

Referências bibliográficas
  • [1] CONSOLO, Cecília. Marcas Expansão Simbólica da Identidade. São Paulo: USP, 2012.
  • [2] DAUGS, Carla Janaina; ROSUMEK, Gisele Baumgarten. Identidade de Marca: Uma análise das identidades visuais de marcas catarinenses de moda voltadas ao público infantil. Curitiba: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016.
  • [3] Miranda. Geralda Luiza de. Nogueira, Maria das Dores Pimentel. Política Nacional de Extensão. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus: Imprensa Universitária, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/ Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf
  • [4] MIZAEL, Glener Alvarenga; CASTRO, Cleber Carvalho de; LEME, Paulo Henrique Montagnana Vicente. Personalidade da marca: avaliação da marca de uma instituição de Ensino Superior. Marketing & Tourism Review. Belo Horizonte/MG, v.6, n.1, 2021. ISSN: 2525-8176. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6284/3302
  • [5] PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2003.
  • [6] STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
  • [7] TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Princípios da Heráldica. Rio de Janeiro: Fundação Mudes, 1983.
  • [8] UFPB. Marca 60 anos. 2014. Disponível em: http://www.ufpb.br/60anos/content/marca-60- anos
  • [9] UFPB. Brasão da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: http://www.ufpb.br/antigo/content/brasao-da-universidade-federal-da-paraiba. Acesso em 2020.
Como citar:

FURTADO, João; COSTA, Tássio José da Silva; ACIOLY, Angélica de Souza Galdino Acioly; SILVA, Washington Ferreira; "Proposta de redesign e padronização do uso da marca de uma universidade federal, a partir de uma ação extensionista", p. 4239-4256 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3745880

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações