Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de Protocolo de Avaliação de Compreensão de Ícones no Contexto da EaD em Saúde: Estudo de Caso da UNA-SUS/UFMA

Protocol Proposal for the Evaluation of Icons in the Context of Health Distance Learning: UNA-SUS/UFMA Case Study

Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão; Assis, Katherine Marjorie Mendonça de; Vital, Vital Amorim; Aquino, Ivana Figueiredo de Oliveira; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de;

Artigo completo:

Na Educação a Distância em saúde no Brasil destaca-se a UNA-SUS/UFMA. Com o objetivo de ofertar cursos de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais da saúde, já apresenta mais de 500.000 matrículas e 32 sistemas, dentre ambientes virtuais de aprendizagem, jogos, apps e bibliotecas digitais. Assim, faz-se necessário que elementos da interface sejam eficazes, pois deficiências nestes itens podem prejudicar o aprendizado dos profissionais da saúde. Nas interfaces gráficas, os ícones são amplamente adotados para transmitir informações através de representações visuais sintéticas, permitindo ao usuário, acesso às funções de um sistema. Os ícones influenciam na qualidade da interação, portanto, devem ser compreendidos efetivamente. Neste sentido, dentre as recomendações fundamentadas na literatura e ISO tem-se promoção da compreensão do ícone e realização de testes com usuários. Entretanto, há lacuna quanto ao uso de ícones em interfaces de EaD e restrições relacionadas à pesquisa com usuários nesta modalidade, sendo estas: contato indireto com usuários, experiência destes com sistemas digitais e com cursos EaD, contexto em que o ícone está inserido e técnicas de coleta de dados adequadas à EaD. Assim, este artigo objetiva propor um protocolo de avaliação de ícones, considerando as particularidades da modalidade EaD.

Artigo completo:

In health distance learning in Brazil UNA-SUS/UFMA stands out. With the objective of offers training and improvements courses for health professionals, it has already 500.000 registrations and 32 systems, among virtual learning environments, games, apps and digital libraries. Thus, it is necessary that elements of the interface are effective, because problems in these items must be a problem to health professional learning. Icons are used to communicate information through synthetics visual representations on graphic interfaces, allowing the users the system functions access. The icons influence the quality of interaction and because of that it must be effectively understood. In that way, among literature and ISO recommendations, there are the icons comprehension and users’ tests. Therefore, it is a gap about the icons uses on graphic interfaces in distance learning and restrictions related to research with users in this context, these are: indirect contact with users, users experience with digital systems and distance learning courses, icon context and distance learning appropriated data collection techniques. Thus, this article aims to propose an icon evaluation protocol that consider distance learning particularities.

Palavras-chave: avaliação da compreensão, ícones, educação a distância, saúde,

Palavras-chave: comprehension evaluation, icons, distance learning, health,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0155

Referências bibliográficas
  • [1] Cardoso, M., Gonçalves, B., & Oliveira, S. (2014). Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. 6º Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI. São Paulo: Blucher.
  • [2] Cardoso, M., Gonçalves, B., & Oliveira, S. (2015). Avaliação de ícones para interface de um sistema médico on-line. Infodesign, São Paulo, v. 10, n. 1, p.70-83.
  • [3] Castro, E. F., Reis, E. T. S., Lima, C. S. C., Spinillo, C. G., & Oliveira, A. E. F. (2016). Health Education in Brazil. Assessment of the Understandability of Icons for the e-Books Store SAITE App. Design, User Experience, and Usability: Novel User Experiences. DUXU 2016. Lecture Notes in Computer Science, vol 9747. Springer, Cham.
  • [4] Formiga, E. (2011). Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão: Contribuições à melhoria do projeto deste importante meio de comunicação visual de informações. São Paulo: Blucher, 148 p.
  • [5] Garcia, P. T., Oliveira, A. E. F., Baesse, D. C. E. L., Pinho, J. R. O., Castro, E. F. C., Silva, S. M., Prado, I. A., & Silva, H. D. C. (2015). Proposta de construção de design instrucional: concepção, elaboração e aspectos para produção de recursos multimídia da UNA-SUS/UFMA. In: CONAHPA, 7, 2015, Maranhão.
  • [6] Lima, C. S. C. (2016). Avaliação da Compreensão dos Ícones Utilizados na Plataforma de Educação a Distância da UNA-SUS/UFMA. 131 p. Monografia (Graduação). Curso de Design, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís - MA.
  • [7] Preece, J. et al. (2013). Design de Interação: além da interação homem-computador. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman.
  • [8] Smythe, K. C. A. S. (2014). Inclusão do usuário na fase inicial do processo de design para sistema de wayfinding em ambientes hospitalares já construídos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Como citar:

Lima, Camila Santos de Castro e; Spinillo, Carla Galvão; Assis, Katherine Marjorie Mendonça de; Vital, Vital Amorim; Aquino, Ivana Figueiredo de Oliveira; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; "Proposta de Protocolo de Avaliação de Compreensão de Ícones no Contexto da EaD em Saúde: Estudo de Caso da UNA-SUS/UFMA", p. 1692-1703 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0155

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações