Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Proposta de modelo descritivo para o estilo de ilustração em Sequência Pictórica de Procedimento em bulas de medicamentos

Lopes, Luiz Gustavo Amorim ; Spinillo, Carla Galvão ;

Artigo completo:

O propósito deste artigo é verificar o estilo deilustração em sequência pictórica de procedimento, cujo objetivo se delimita emrealizar um modelo descritivo para o estilo de ilustração em bulas demedicamentos. O método utilizado para compor esse estudo, consiste na validaçãodo modelo junto aos participantes - distribuídos entre desenvolvedores eespecialistas - para a validação do modelo descritivo, elaborado com base em doismodelos avaliativos: Ashwin (1979), destinado às variáveis do estilo deilustração, e, Spinillo (2001), para a composição dos elementos derepresentação contidos nas instruções visuais. Este artigo está estruturado daseguinte maneira: (1) Introdução; (2) Estilo de ilustração - apresentando osprincipais conceitos e classificações do estilo visual; (3) Sequência pictóricade procedimentos (SPPs) em bulas de medicamentos; (4) Método, com odetalhamento da elaboração dos modelos e como utilizá-lo para a descrição dasSPPs em bulas de medicamentos, (5) Resultados levantados junto aosparticipantes com o desempenho do modelo para descrição do estilo presente nasbulas de medicamentos; (6) Considerações finais - apresentando as principaismodificações e ajustes ao modelo descritivo para o estilo.

Artigo completo:

Palavras-chave: Estilo de ilustração, Bula de medicamentos, Sequência Pictórica de Procedimento,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-008

Referências bibliográficas
  • [1] ASHWIN, C. The ingredients of style in contemporary illustration: a case study. Information design journal, v. 1, n. 1, 1979. p. 51-67 ANZOLCH, R. 2009:16. Geometria do estilo: genealogia da noção da arquitetura. Tese (Doutorado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n° 140, de 29 de maio de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 set. 2003. Seção 1, p. 53-54.
Como citar:

Lopes, Luiz Gustavo Amorim; Spinillo, Carla Galvão; "Proposta de modelo descritivo para o estilo de ilustração em Sequência Pictórica de Procedimento em bulas de medicamentos", p. 77-93 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações