Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de metodologia de design de personagens e seu uso na criação de mascotes para empresas e setores

Proposal of a character design methodology and its use in the creation of mascots for companies and sectors

Silva, Ítalo ; Marques, Carlos Daniel Venâncio ; Andrade, Leanjoelson Souza ; Bezerra, Helton De Jesus Costa Leite ;

Artigo:

Devido a problemas na relação com seu público-alvo, muitas empresas acabam optando por adotar o uso de um personagem que possa se comunicar com seus usuários. Existem várias metodologias voltadas para a criação de tais personagens, porém grande parte delas ou é muito geral ou estão voltadas para o contexto de histórias e jogos, e deixam de abordar aspectos importantes para a relação entre empresa e cliente. A hipótese central é a possibilidade da aplicação do Design de Personagens no processo de humanização de empresas e setores específicos, produzindo uma proposta de metodologia como resultado.

Artigo:

Due to problems in the relationship with their target audience, many companies end up choosing to adopt the use of a character that can communicate with their users. There are several methodologies aimed at creating such characters, but most of them are either very general or are focused on the context of stories and games, and therefore fail to address important aspects for the relationship between company and client. The central hypothesis is the possibility of applying Character Design in the humanization process of companies and specific sectors, producing a methodology proposal as a result.

Palavras-chave: Design de Personagens; Design de Marcas; Design de Serviços,

Palavras-chave: Character Design; Brand Design; Service Design,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-43

Referências bibliográficas
  • [1] "BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª Edição. São Paulo: Blucher, 2000.
  • [2] CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração - Vol. 1. Grupo GEN, 2021. 9786559770649. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559770649/. Acesso em: 14 abr. 202
  • [3] CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª Edição: McGraw-Hill Interamerican, 2006.
  • [4] COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro, O mais completo guia da arte e técnica de escrever para televisão e o cinema. Editora Artemídia Rocco: Rio de Janeiro 2000.
  • [5] DE FONSECA, M. Fundamentos da comunicação oral e prática estratégica. México DF, México: Pearson Education Publishing House, 2000.
  • [6] GONZÁLEZ, F. e Mitjáns, A. A personalidade. Sua educação e desenvolvimento. Havana, Cuba: Editorial People and Education, 1999.
  • [7] HILLER, Marcos. Branding: a arte de construir marcas, 1ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Trevisan, 2012.
  • [8] LOMONACO, João. Criação de Personagens, Análise da criação de personagens de cereais matinais. Brasília, 2007. 46 p. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade De Ciências Sociais Aplicadas – FASA, Centro Universitário De Brasília – UniCEUB.
  • [9] MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. M. Books do Brasil Editora: São Paulo, 1993
  • [10] PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. Editora Cultrix: São Paulo, 1972.
  • [11] PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. Editora Blucher: São Paulo, 2015.
  • [12] PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. Cengage Learning Brasil, 2018. 9788522126569. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522126569/. Acesso em: 14 abr. 2022.
  • [13] STICKDORN, Marc; LAWRENCE, Adam; HORMESS, Markus; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real - Manual do Praticante. Grupo A, 2019. 9788582605288. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605288/. Acesso em: 19 abr. 2022.
  • [14] WHEELER, A. Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. Grupo A, 2019. 9788582605141. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605141/. Acesso em: 04 abr. 2022."
Como citar:

Silva, Ítalo; Marques, Carlos Daniel Venâncio; Andrade, Leanjoelson Souza; Bezerra, Helton De Jesus Costa Leite; "Proposta de metodologia de design de personagens e seu uso na criação de mascotes para empresas e setores", p. 339-348 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações