Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de material pedagógico adaptado para o ensino remoto de gramática por meio de metodologias ativas na rede pública

Pedagogical Proposals for Adapted Remote Grammar Teaching Material through Active Methodologies in Public Education

Gomes, Ana Paula Prado ; Villar, Maria Luiza Capuano ; Maynardes, Ana Cláudia ;

Short Paper:

"O artigo apresenta pesquisa e desenvolvimento de um material didático para prática pedagógica para oensino da gramática da língua portuguesa na modalidade de ensino remoto, usando como base ametodologia Abordagem de Aprendizagem Linguística Ativa, empregada pelo projeto Gramaticoteca.Para tanto, foram utilizadas ferramentas de metodologia de design trabalhadas em modo remoto, bemcomo a participação direta dos professores participantes da Gramaticoteca. Como resultado, trêsmateriais didáticos que têm como objetivo propor atividades síncronas e assíncronas que motivem aparticipação dos estudantes no aprendizado da gramática da língua portuguesa."

Short Paper:

"This article presents the research and development of didactic materials for pedagogical practice on theremote teaching of portuguese grammar, based on the Active Linguistic Learning Approach, projectGramaticoteca’s currently applied methodology. For such, we used all applied online designmethodologies tools, as well as the direct participation of teachers from Gramaticoteca. The results:didactic materials and dynamics that propose synchronous and asynchronous activities that inspire studentparticipation in the learning of portuguese grammar."

Palavras-chave: ensino remoto, metodologia ativa, ensino público, gramática, gamificação,

Palavras-chave: remote teaching, active methodology, public school, grammar, gamification,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-142-355660-CONGIC-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "COUTINHO, S. G.; LOPES, M. T. (2011) Design para educação: uma possível contribuição para
  • [2] o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, M. C. (Org.) O papel social do design gráfico:
  • [3] história, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Editora Senac, 201 P. 137-162.
  • [4] Deterding, S., et al. (2011) Gamification: using game-design elements in non-gaming contexts.
  • [5] In: Proceedings of CHI Extended Abstracts. Nova York: ACM
  • [6] PILATI, E. (2017) Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa. Campinas: Pontes."
Como citar:

Gomes, Ana Paula Prado ; Villar, Maria Luiza Capuano ; Maynardes, Ana Cláudia ; "Proposta de material pedagógico adaptado para o ensino remoto de gramática por meio de metodologias ativas na rede pública", p. 1779-1787 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-142-355660-CONGIC-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações