Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Proposta de interdisciplinaridade entre matemática e física resultando na aprendizagem contextualizada

FERONI, R. C.; ANDREÃO, W. L.; GALVÃO, E. S.;

Artigo:

A interdisciplinaridade permite que as disciplinas sejam estudadas relacionando-se umas com as outras, mostrando que os conteúdos ministrados estão interligados. Por exemplo, cada indivíduo está cercado de informações que necessitam de interpretação envolvendo o sentido visual e o senso crítico, incluindo aqui os fênomenos físicos. Assim, os conceitos de física, podem ser representados através de uma modelagem matemática e lidos na forma de equações, funções matemáticas e gráficos, ou seja, a física pode utilizar a linguagem simbólica da matemática. Para mostrar a interdisciplinaridade que existe em conteúdos desenvolvidos no ensino da matemática e da física, tanto a nível de ensino médio quanto em cursos de graduação, uma análise preliminar foi realizada no presente trabalho para fundamentar uma investigação no que se refere ao ensino dessas subáreas das ciências exatas. Dessa forma, na opinião dos autores deste trabalho, a interdisciplinaridade entre a matemática e a física promove um ganho no processo de ensino-aprendizagem.

Artigo:

Interdisciplinary studies allow to link subjects in differents fields of sciences. All the time we are stimulated by information data that require interpretation using visual sense and critical thinking, including physical phenomena. Therefore, the concepts of physics may be represented by a mathematical model and interpreted in the form of equations, mathematical functions and graphs, namely, the physical may use the symbolic language of mathematics. Thus, to show the interdisciplinary in content developed in the teaching of mathematics and physics, both in the high school and undergraduate courses, a proposal of research was carried out in this paper to investigate the teaching of these sub areas of exact sciences. Thus, with the proposed paper, is verified what are the possible contributions of the use of interdisciplinary between mathematics and physics in the learning process, since exploring the application of the proposed content can to improve student attention to what it is exposed.

Palavras-chave: interdisciplinaridade, aprendizagem, contextualização, física, matemática,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-005

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 5692/7 Brasília, 197 Disponível em . Acesso em: 09 de maio de 2016.
  • [2] PACHECO, R. C. et al. RBPG, Brasília, v.7, p.136 - 159, 2010.
  • [3] NOGUEIRA, N. B. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.
  • [4] Rosa, C. P. et al. Matemática e física: juntas pela função afim. III Escola de Inverno de Educação Matemática e 1º encontro Nacional PIBID- Matemática. Santa Maria, 2012. Disponível em < http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Rosa_Carine_Pedroso.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2016.
Como citar:

FERONI, R. C.; ANDREÃO, W. L.; GALVÃO, E. S.; "Proposta de interdisciplinaridade entre matemática e física resultando na aprendizagem contextualizada", p. 21-24 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-005

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações