artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de Inserção do Design Social no Trabalho do Designer na EaD

Proposal for Insertion of Social Design in the Work of the Designer in EaD

XAVIER, Aline Freitas da Silva; ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro;

artigo:

A Educação a Distância (EaD) apresenta-se como uma área para o designer também atuar, ainda pouco explorada, mas com grande potencial de crescimento. Por tudo isso, entende-se que o design social pode vir a ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento do trabalho do designer que atua na EaD. Com isso, este artigo objetiva apresentar as diretrizes de design social desenvolvidas como contribuição para o trabalho do designer na EaD. A pesquisa foi desenvolvida junto a designers da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE) do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Essas diretrizes foram desenvolvidas na pesquisa intitulada: O estudo da dimensão social do design sustentável como estratégia para o trabalho do designer na Educação a Distância, da qual resultou este artigo.

artigo:

Distance Education (EaD) presents itself as an area for the performance of the designer, a field still little explored, and an area with great potential for growth. For all this, it is understood that social design can become an important tool for the development of the work of the designer who works in the EaD. With this, the objective of this article is to present the social design guidelines developed as contribution to the designer's work in the EaD. The research was developed with designers of the General Coordination of Educational Technologies (CGTE) of the Reference Center for Training and Distance Education (Cefor) of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes). The development of these guidelines occurred in the research entitled The study of the social dimension of sustainable design as a strategy for the designer's work in Distance Education.

Palavras-chave: Design Social; Educação a Distância; Design,

Palavras-chave: Social Design; Distance Education; Design,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_22

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

XAVIER, Aline Freitas da Silva; ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro; "Proposta de Inserção do Design Social no Trabalho do Designer na EaD", p. 892-905 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_22

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações