artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de framework conceitual para a integração do ensino de softwares para representação com conhecimentos em design

Proposal of conceptual framework for the integration of representation software teaching with design knowledges

MAZZAROTTO FILHO, Marco André; ULBRICHT, Vânia Ribas;

artigo:

Este artigo apresenta uma proposta de framework conceitual para a integração do ensino de softwares para representação com o ensino de outros conhecimentos de design. Sua proposição busca auxiliar na resolução de dois problemas durante o ensino em cursos superiores de design: (a) a pouco importância data aos conhecimentos de tipo estratégico durante o ensino de softwares e (b) a falta de contextualização do ensino de softwares como ferramentas que servem a determinados propósitos durante o processo de design. Como metodologia, utiliza de uma pesquisa bibliográfica, sendo que a principal base para o desenvolvimento do framework é a teoria dos tipos de conhecimento, que podem ser divididos em declarativos, procedimentais e estratégicos.

artigo:

This$ article$ presents$ a$ conceptual$ framework$ proposal$ for$ the$ integration$ of$ representation$ software$ teaching$ with$ other$ design$ knowledges.$ The$ proposal$ seeks$ to$ assist$ in$ solving$ two$ problems$ during$ teaching$ in$ higher$ education$ courses:$ (a)$ the$ little$ relevance$ to$ strategic$ knowledge$during$software$teaching$and$(b)$the$lack$of$contextualization$of$teaching$software$as$ tools$ that$ serve$ particular$ purposes$ during$ the$ design$ process.$ The$ methodology$ uses$ a$ bibliographic$research,$and$the$main$basis$for$the$development$of$the$framework$is$the$theory$of$ types$of$knowledge,$which$can$be$divided$into$declarative,$procedural$and$strategic.$

Palavras-chave: representação de design, softwares, ensino de design,

Palavras-chave: design representation, softwares, design teaching,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_18

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MAZZAROTTO FILHO, Marco André; ULBRICHT, Vânia Ribas; "Proposta de framework conceitual para a integração do ensino de softwares para representação com conhecimentos em design", p. 601-613 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_18

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações