Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Proposta de ficha de coleta de dados para análise de acervos de imagens

Moreira , Luiza Avelar ; Fonseca, Letícia Pedruzzi ;

Artigo completo:

O artigo propõe a elaboração de uma ficha de coleta de dados digital para análise deacervos de imagens. Foi realizada pesquisa bibliográfica para a proposição dasvariáveis técnicas relevantes e observação de um acervo de revista, utilizadocomo estudo de caso, para auxiliar no desenvolvimento de categorias eclassificações. O objetivo da proposta é padronizar e agilizar a coleta dedados e validar as análises por meio da sistematização de procedimentos etratamento estatístico dos dados. Para tanto, também foram abordadas no artigoas etapas de tabulação de dados e geração de resultados, mostrando o uso dosdados coletados pela ficha construída. Conclui-se que a ficha de coleta dedados proposta permite aos pesquisadores traçar um perfil gráfico dedeterminado acervo por meio de observação de variáveis diversas que podem seradaptadas de acordo com a saída de informações desejadas, permitindo resultadosde análises isoladas ou comparadas de um ou mais acervos.

Artigo completo:

Palavras-chave: Ficha de coleta de dados, análise de imagem, memória gráfica, acervo de imagens,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-114

Referências bibliográficas
  • [1] AZERÊDO, J. S.; TOSO, A. & FONSECA, L. P. 2015. Revista Chanaan e a memória gráfica capixaba. In Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação / Proceedings [Oral] of the 7th Information Design International Conference, CIDI 2015. Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 2. São Paulo: Blucher. AZERÊDO, Júlia Sousa; FONSECA, Letícia Pedruzzi. 2016. Análise dos anúncios da revista Chanaan. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, p. 382-394. São Paulo: Blucher Design Proceedings, v.9, n. 2. FREITAS, Ranielder F., COUTINHO, Solange G., WAECHTER, Hans 2013. Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Revista Estudos em Design (online)v.2 Rio de Janeiro, p.1-15 ISSN 1983-196X
Como citar:

Moreira , Luiza Avelar; Fonseca, Letícia Pedruzzi; "Proposta de ficha de coleta de dados para análise de acervos de imagens", p. 1208-1224 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-114

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações