Article - Open Access.

Idioma principal

Proposta de Desenvolvimento de um Método de Criação de Gêmeos Digitais com Base em Processos de Extração de Óleos Essenciais

Handro, Clara ; Pereira-Guizzo, Camila ; Lordelo, Sayonara ;

Article:

A falta de sincronismo entre as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e aquelas desenvolvidas durante a formação da educação profissional tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, já que a integração entre as organizações e as instituições de ensino é necessária para aumentar o índice de empregabilidade. O objetivo desse estudo é analisar a inserção dos egressos do ensino técnico subsequente, identificando as habilidades desenvolvidas durante o curso de logística por meio da aplicação de questionários. Os resultados principais mostram que poucos egressos desenvolveram algumas das habilidades relevantes para exercício da função. Espera-se com este estudo que a formação dada pelo ensino técnico subsequente percorra em sincronia com as demandas do mercado de trabalho.

Article:

-

Palavras-chave: educação profissional, ensino técnico subsequente, egressos, habilidades,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/siintec2019-66

Referências bibliográficas
  • [1] 1BAMBIRRA, Y.A.. Qualificação Profissional ou Competências para o Mercado Futuro?. Future Studies Research Journal: Trends & Strategies, v. 8, n. 1, 2016.
  • [2] 2GODDIJN, H.. “Success personified in the Fourth Industrial Revolution: Four leadership personas for an of change and uncertainty”. Deloitte Insights, May 15, 2018.
  • [3] 3TAYLOR, N.; BEUKES, C.. A life design-related career development intervention for working adults in the manufacturing, engineering and related sectors. African Journal of Career Development, v. 1, n. 1, p. 7, 2019.
  • [4]
  • [5] 4ERMAKOV, V. (2012). "Return on training (rot): an advanced yardstick for estimating and measuring higher education institution and business school performance in knowledge-based economy." 3(2): 3.
  • [6] 5HARRINGTON, D., et al. (2015). "Changing times for management educators: Rethinking engagement with participatory forms of knowledge production." 34(1): 51.
  • [7] 6KARTASHOVA, A., et al. (2015). "Educational Activity of National Research Universities as a Basis for Integration of Science, Education and Industry in Regional Research and Educational Complexes." Procedia - Social and Behavioral Sciences. 214: 619-62
  • [8] 7CHAKRABARTI, S. K. (2016). "Industry Interface in Undergraduate Civil Engineering Education: Indian Context." Procedia Engineering. 161: 1982-1986.
  • [9] 8YORDANOVA, D. (2018). "University-industry cooperation for encouragement of graduating employability – methodology for evaluation." 12(1): 1048.
  • [10] 9CHAIM, O., et al. (2018). "Insertion of sustainability performance indicators in an industry 4.0 virtual learning environment." Procedia Manufacturing 21: 446-453.
  • [11] 10______. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF, 2000.
Como citar:

Handro, Clara; Pereira-Guizzo, Camila; Lordelo, Sayonara; "Proposta de Desenvolvimento de um Método de Criação de Gêmeos Digitais com Base em Processos de Extração de Óleos Essenciais", p. 1034-1042 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/siintec2019-66

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações