artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposição metodológica de ensino de desenho: Uma abordagem aplicada ao processo criativo

Methodological proposal to the teaching of sketching: An approach applied to the creative process

FERNNADES, Stefan von der Heyde; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da;

artigo:

Designers utilizam o desenho para se comunicar durante o processo de desenvolvimento de um novo produto. A visualização das ideias através do desenho permite que a equipe crie com maior facilidade e que todos possam participar de forma efetiva no desenvolvimento criativo de um novo produto. No entanto, o desconhecimento das formas de representação e suas aplicações durante o processo criativo podem dificultar a clareza das informações. Neste artigo buscou-se, através de uma pesquisa exploratória, identificar as técnicas e ferramentas de desenho que são aplicadas durante o projeto de projeto, e como estas podem ser utilizadas de formas a aumentar a criatividade e a colaboração entre a equipe. Posteriormente, foi desenvolvida uma metodologia que propõe que oaluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação e a colaboraçãoem grupo, adquirindo conhecimentos sobre desenho e processo criativo de forma prática.

artigo:

Designers use the sketching to communicate themselves during the process of developing a new product. A vision of ideas through sketches allows the team to create more easily and to have everyone participate effectively in the creative development of a new product. However, students do not know the forms of representation and their applications during the creative process, thus can hinder the clarity of the information. In this article, an exploratory research was developed to identify the techniques and tools of sketching that are applied during the project process, and how they can be used in ways that increase creativity and collaboration among the workteam. Subsequently, a methodology was developed that proposes an experience and a group collaboration, acquiring knowledge about drawing and creative process in a practical way, making drawing a form of language understood by all.

Palavras-chave: desenho; criatividade, processo criativo,

Palavras-chave: sketching; creativity; creative process,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_17

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

FERNNADES, Stefan von der Heyde; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da; "Proposição metodológica de ensino de desenho: Uma abordagem aplicada ao processo criativo", p. 587-600 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações