Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Projeto VITOR/A/MIL em cartaz

Project VITO/R/AMIL in poster

Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa;

Artigo completo:

Com o propósito de reforçar as duas mostras denominadas “Cara a Tapa” e “Com Todas as Letras”, aprimeira criada e a segunda organizada pelo designer carioca Felipe Taborda, através das quais oCentro de Artes da Universidade Federal de Pelotas inaugurou a Galeria Suldesign, a disciplina Projetode Cartaz dos Cursos de Design foca na figura do invulgar e nada óbvio Vitor Ramil, cuja discografia éamplamente elogiada. A partir dessa temática, a disciplina apresenta a proposta de ensinodenominada Projeto VITO/R/AMIL. No briefing da disciplina cada dupla, a partir da pergunta “Se eufosse (ex: Moholy-Nagy) como eu projetaria?” e “Se eu fosse (ex: Sagmeister) como eu projetaria?”,deve escolher dois designers de estilos gráficos diferentes (um moderno e outro pós-moderno) eprojetar dois cartazes, um para cada, com a temática relativa à vida ou obra do músico pelotense. Oscartazes têm que dialogar entre si, seja de modo sintático, seja semântico! O objetivo deste artigo éapresentar parte daquela experiência à luz da pesquisa bibliográfica sobre história do design e dametodologia projetual em cartaz.

Artigo completo:

With the purpose of reinforcing the two shows called “Cara a Tapa” and “Com Todas asLetras”, the first created and the second organized by the Rio de Janeiro based designer FelipeTaborda, through which the Arts Center of the Federal University of Pelotas inaugurated the GallerySuldesign, the discipline Poster Design of Design Courses focuses on the figure of the unusual and notobvious Vitor Ramil, whose discography is widely praised. From this theme, the discipline presents theteaching proposal called Project VITO/R/AMIL. In the course briefing each pair, starting with thequestion “If I were (ex: Moholy-Nagy) how would I design?” and “If I were (ex: Sagmeister) howwould I design?”, you should choose two designers of different graphic styles (one modern and theother postmodern) and design two posters, one for each, with the theme related to life or work of themusician from Pelotas. The posters have to dialogue with each other, either syntactically orsemantically! The purpose of this article is to present part of that experience in the light ofbibliographic research on the history of design and the project methodology on display.

Palavras-chave: design educação; design autoral; cartaz, designers modernos e pós-modernos; Vitor Ramil,

Palavras-chave: esign education; authored design; poster; modern and postmodern designers; VitorRamil,

DOI: 10.5151/cid2020-107

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre, Bookman, 2009.
  • [2] BARNICOAT, John. Los Carteles: su historia y su lenguaje. Gustavo Gili, 1999.
  • [3] BOTH, Jorre; BURGER, Sefanie; JONG, Cees de. New pôster art. New York City: Thames and Hudson.
  • [4] FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.
  • [5] JONG, Cees de. The poster: 1000 posters from Toulouse Lautrec to Sagmeister. New York: Abrams, 2010.
  • [6] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do design. São Paulo: Cosac &Naify, 2008.
  • [7] MEGGS, Philip. A History of Graphic Design. 3. ed., New York: Wiley, 1998.
  • [8] RAMIL e a História da Arte. Zero Hora. Porto Alegre, p. 8, 15/11/2017.
  • [9] WEYMAR, Lúcia. Biênio Simoniano em Cartaz. In: XIV Seminário de História da Arte, 2015, Pelotas, RS. Anais do XIV Seminário de História da Arte. Pelotas, Periódicos da UFPEL: 2015. ISSN: 2237-1923. Disponível em: Acesso: 19/3/2018.
Como citar:

Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa; "Projeto VITOR/A/MIL em cartaz", p. 1425-1440 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-107

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações