Artigo - Open Access.

Idioma principal

PROJETO PILOTO DE COMPOSTAGEM NOS CAMPI I E II DO CEFET-MG

LELLIS, Ítalo Cordeiro e ; DUARTE, Franciele Aparecida Plotásio ; FREITAS, Jéssica Elorde ; VICTORIANO, Jéssica Thebaldi ; ZAGO, Valéria Cristina Palmeira ;

Artigo:

Atualmente um dos maiores desafios para a sociedade é saber equilibrar a geração de resíduos sólidos que vem ocorrendo de forma excessiva e sua disposição final ambientalmente adequada. A compostagem surge, dentro deste contexto, como uma técnica simples e de fácil implantação para reduzir a geração dos materiais orgânicos, aumentar a vida útil dos aterros sanitários, produzindo um composto rico em húmus e nutriente minerais. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de compostagem dos resíduos orgânicos gerados nos restaurantes universitários dos Campi I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), localizado em Belo Horizonte, através do monitoramento dos parâmetros pH, temperatura e umidade durante o processo. A compostagem foi realizada na estação chuvosa, com ocorrência de precipitações constantes, o que se refletiu nos teores de umidade acima do ideal no início da compostagem e em temperaturas máximas abaixo de 60o C, na fase termófila. No entanto, não foi observada indícios de anaerobiose, como odores desagradáveis ou lixiviação de chorume. O pH manteve o comportamento correspondente às diferentes fases de decomposição dos materiais orgânicos. A maturação do composto ocorreu aproximadamente aos 120 dias. Após o peneiramento, obteve-se um aproveitamento de 73,55% do composto. Concluiu-se que mesmo com os teores de umidade elevados, foi possível a produção de composto orgânico, evitando-se significativamente a destinação de resíduos ao aterro sanitário e redução de custos para a instituição. Fica clara a importância da continuidade do estudo, a fim de determinar a qualidade nutricional do composto.

Artigo:

Palavras-chave: Compostagem, Resíduos orgânicos, Restaurante universitário,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-016-5030

Referências bibliográficas
  • [1] FERNANDES, F.; SILVA, S. M. C. P. da Manual Prático para a compostagem de Biossólidos. Londrina: Instituto de Pesquisas Agronômicas do Parána, 1996.
  • [2] INÁCIO, C. de T.; MILLER, P. R. M. Compostagem: Ciência e prática para a gestão de resíduos orgânicos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009.
  • [3] JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 71, p.135-158, Jan/Abr. 2011.
  • [4] KIEHL, E. J. Manual de compostagem: maturação e qualidade do composto. Ed. Agronômica Ceres, 1998.
  • [5] LIMA, L. C. Avaliação de Diferentes Fontes de Carbono e Nitrogênio para Compostagem dos Resíduos Orgânicos do Restaurante Universitário da UFLA. 201 94 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 201
  • [6] MASSUKADO, L. M. Desenvolvimento do processo de compostagem em unidade descentralizada e proposta de software livre para o gerenciamento municipal dos resíduos sólidos domiciliares. 2008. 204 p. Tese (Doutorado em Ciências da engenharia ambiental) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.
  • [7] MELLO-PEIXOTO, E. C. T. et al. Compostagem: construções e benefícios. In: Congresso Paranaense de Agroecologia, 1., 2014, Pinhais. Pinhais: Cadernos de Agroecologia, 2014. p. 1 - 5.
  • [8] SANTOS, A. T. L. et al. Aproveitamento da fração orgânica dos resíduos sólidos para produção composto orgânico. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, Rondônia, v. 3, n. 1, p.15-28, 2014.
  • [9] SANTOS, H. M. N. dos. Educação ambiental por meio da compostagem dos resíduos sólidos orgânicos em escolas públicas de Araguari-MG. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
  • [10] SIQUEIRA, M. M.; MORAES, M. S. de. Saúde Coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, p.1-9, dez. 2009.
  • [11] VITAL, A. de F. M. et al. Implementação de uma composteira e de um minhocário como prática de educação ambiental visando a gestão de resíduos sólidos do cdsa. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 14, n. 2, p.78-94, 2012.
Como citar:

LELLIS, Ítalo Cordeiro e; DUARTE, Franciele Aparecida Plotásio; FREITAS, Jéssica Elorde; VICTORIANO, Jéssica Thebaldi; ZAGO, Valéria Cristina Palmeira; "PROJETO PILOTO DE COMPOSTAGEM NOS CAMPI I E II DO CEFET-MG", p. 947-958 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-016-5030

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações