Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Projeto Oni Onisciência das Redes

Rossi, Dorival Campos ; Souza, Daniela Nóbrega de ; , ;

Artigo completo:

No sistema emergente, a própria simplicidade da linguagem, gerada com elementos simples mas densamente interconectados, possibilita que ocorra comportamentos aos poucos maissofisticados. Ao se acreditar em elementos simples como linguagem e seguindo a lógicade enxame, o sistema se gere quase como uma inconsciência, um fluxo a serseguido e utilizado. Quanto menos coisa há para ser justificado, melhoro funcionamento do sistema é. 

O autor diz que “No futuro nossas redes serão acariciadaspor um milhão de mãos invisíveis, a procura de padrões na sopa digital, aprocura de vizinhos em uma terra onde cada um é, por definição, estrangeiro.”(Emergência, Pág. 93), salientando que apesar do sentimento de excesso deinformações, os dados devem ser coletados e dentro de um padrão serem dispostosvisualmente inteligível, a possibilidade dos cérebros individuais se conectaremuns aos outros por meio da linguagem digital da web é se transformarem algo maior do que toda a soma de suas partes.Para isso acontecer precisamos de interfaces visuaispois a quantidade de informação armazenada aos nossos discos rígidos - semmencionar a internet - excede enormemente a capacidade de estocagem da mentehumana (Emergência, Pág. 79) e nada melhor do que a parte gráfica de imagens, animadasou de interação que se aproxime dos usuários em sua forma mais natural de tradução de mundo.

Artigo completo:

Palavras-chave: A Ignorância é Útil,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-102

Referências bibliográficas
  • [1] ARROW, Kenneth. Social Choice and Individual Value, Yale U. Press, 1970. CARDOSO, Rafael. Design para o mundo complexo, 2012. JOHNSON Steven. Emergence: the connected lives of ants, brains, cities, and software. Nova Iorque: Scribner, 200
Como citar:

Rossi, Dorival Campos; Souza, Daniela Nóbrega de; , ; "Projeto Oni Onisciência das Redes", p. 1097-1098 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-102

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações