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Projeto e desenvolvimento de um sistema de controle de arrefecimento de um motor Diesel, a fim de reduzir o consumo de combustível e as emissões

Design and analysis of a cooling control system of a diesel engine, to reduce emissions and fuel consumption

ISKANDAR, Marco Antonio ;

Artigo:

Este projeto baseia-se no controle eletrônico de um sistema de arrefecimento do motor Diesel. A proposta do sistema descrito substitui o sistema tradicional de "arrefecimento" para um sistema mecatrónico constituído por uma bomba de água com acionamento elétrico, ventilador acionado eletricamente, uma válvula termostática controlada eletronicamente e um algoritmo de controle. Este conjunto será capaz de fazer um controle preciso da temperatura do sistema de arrefecimento, diminuindo assim a emissão de poluentes e do consumo de combustível, e que permite uma resposta rápida no aquecimento do motor na partida a frio. Depois da validação, espera-se uma proposta de projeto para estar disponível no mercado de produtos que atendam os padrões de emissões futuras, economia no consumo de combustível, durabilidade e competitividade nos mercados internacionais, tendo em conta a melhoria da relação custo-benefício.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP94

Referências bibliográficas
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Como citar:

ISKANDAR, Marco Antonio; "Projeto e desenvolvimento de um sistema de controle de arrefecimento de um motor Diesel, a fim de reduzir o consumo de combustível e as emissões", p. 722-741 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP94

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