Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM SEDIMENTADOR EM ESCALA DE LABORATÓRIO

SOUZA, AMARÍLIS SEVERINO E ; SPIRANDELI, ADJENTINA BENIGNA DE LIMA ; PINTO, CAMILA FERREIRA ; SANTOS, KÁSSIA GRACIELE DOS ; MARTINELLI, LAIRA ; SPERETTA, MARIA EDUARDA ;

Artigo Completo:

A sedimentação é um processo no qual um sólido suspenso em um líquido é separado devido à diferença entre as densidades e concentrações das fases presentes na suspensão, por ação do campo gravitacional. Os métodos existentes para dimensionamento de sedimentadores são empregados para equipamentos de alta capacidade, de uso industrial ou em estações de tratamento de água e esgoto. Neste trabalho, foi projetado e construído um sedimentador em escala de laboratório (piloto) pelos métodos de Biscaia Jr e Kynch. O sedimentador contínuo foi projetado e construído de acordo com as dimensões fornecidas pelo método citado de Biscaia Jr., pelo qual uma concentração de alimentação de suspensão de cal hidratada de 70 g L-1 foi selecionada, com tanque sedimentador de 52 cm de diâmetro e altura total de 31 cm. A concentração do lodo obtida experimentalmente foi superior ao predito pelo método de Biscaia Jr., resultando em espessado de 425 g L-1. O líquido clarificado obtido apresentou baixas turbidez e concentração de sólidos. A eficiência de separação sólido-líquido obtida foi de 95,7%. Assim, considerou-se o equipamento construído com ótima eficiência de separação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-PS-714

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, C. G. Simulação da operação de sedimentadores contínuos. 2009. 229f. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia) – Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
  • [2] CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. São Paulo: Bluthcer, 201 423p.
  • [3] FRANÇA, S. C.; MASSARANI, G. Separação sólido-líquido. Comunicação Técnica – CETEM. Rio de Janeiro, 2004.
  • [4] GREEN, D. PERRY, R. Perry’s Chemical Engineers’ Handbook. 7. ed. Nova York: McGrall-Hill, 1999.
  • [5] MASSARANI, G. Fluidodinâmica em sistemas particulados. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
Como citar:

SOUZA, AMARÍLIS SEVERINO E; SPIRANDELI, ADJENTINA BENIGNA DE LIMA; PINTO, CAMILA FERREIRA; SANTOS, KÁSSIA GRACIELE DOS; MARTINELLI, LAIRA; SPERETTA, MARIA EDUARDA; "PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM SEDIMENTADOR EM ESCALA DE LABORATÓRIO", p. 1267-1275 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-PS-714

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações