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Projeto de Protótipo de Vestuário com Critérios Ergonômicos, de Usabilidade e Inovação Têxtil Apropriados para Idosos ou Acamados.

Design of Prototype of Clothing with Ergonomic Criteria, Usability and Textile Innovation Suitable for the Elderly or Bedridden.

Costa, Jorge Alexandre Da Silva ; Silveira, Icléia ; Maciel, Dulce Maria Holanda ; Amaral, Adriano Zeferino ;

Artigo:

Estudos apontam o aumento da população de idosos no Brasil e no mundo, os quais terão as suas atividades motoras limitadas com o passar do tempo, podendo chegar ao ponto de se tornarem totalmente dependentes de alguém, consequência das muitas doenças que podem vir a afetá-los, como: AVC’s, doenças degenerativas (ex: Alzheimer) entre outras. O Alzheimer pode, por exemplo, levar ao estado de total demência e decúbito fazendo que seja necessário o auxílio de alguém para a realização dessas tarefas diárias. Com o tempo, o vestir e o despir torna-se uma atividade tão árdua que os cuidadores se tornam criativos ao criarem intervenções nas roupas existentes para poder vestir e despi-los. E estas dificuldades não são poucas, vão desde o abotoamento até as mangas que não ajudam no caso de o idoso necessitar do uso de soro. Assim sendo, chegou-se ao seguinte problema: Como desenvolver um protótipo de vestuário apropriado para idosos e pessoas acamadas? Frente a isso, objetivo desta pesquisa foi criar um modelo de vestuário que diminua a dificuldade em despir e vestir pessoas acamadas, podendo esta ser ou não idosas. Justifica-se a pesquisa pelo fato que muitos dos cuidadores são os próprios parentes do acamado, na sua maioria as filhas, esposas ou noras, as quais têm dificuldade para atendê-los, consequência da falta de mobilidade dos mesmos, entre outros problemas como o aparecimento das escaras resultado do decúbito. Destaca-se a relevância da pesquisa tendo em vista facilitar o trabalho do cuidador, juntamente com proporcionar conforto e bem-estar dos idosos ou acamados. A abordagem metodológica contemplou a pesquisa qualitativa e descritiva, com aplicação de pesquisa de campo realizada com cuidadores de idosos. Sendo assim, foi feito um recorte em metodologias projetuais consagradas e centradas no usuário dos autores Baxter (2011), Rosenfeld (2006) e Brown (2010) para se chegar a uma metodologia mais indicada com base nesses autores. A metodologia está dividida em três fases (Inspiração, Ideação e Implantação) e subdividida em dez etapas, aplicando ferramentas para a solução do problema, da criação de um protótipo, sempre amparado pelos critérios de ergonomia e de usabilidade. Com base nos fundamentos teóricos e dados da pesquisa de campo, apresenta-se como resultado do processo criativo um modelo adequado ao público acamado, sendo ele idoso ou não, o qual é de fácil assimilação, permitindo que o usuário reconheça o modo de vestir e desvestir de uma peça de roupa sem se sentir constrangido pela sua capacidade e limitação (MARTINS, 2005). A peça deve proporcionar o máximo de conforto ao usuário, porém não estará completa se confeccionada em um tecido que não traga praticidade e facilidade ao cuidador, caso haja algum “acidente” durante a sua rotina diária; sendo assim, identificou-se a necessidade do uso de tecidos tecnológicos para haver uma diminuição nas doenças oportunistas, afinal, estamos enfrentando uma pandemia de Covid que trouxe à tona um “novo normal” para a saúde e higiene fazendo com que haja uma maior preocupação com ambas.

Artigo:

Studies point to an increase in the elderly population in Brazil and in the world, who will have their motor activities limited over time, and may reach the point of becoming totally dependent on someone; a consequence of the many diseases that can affect them such as: strokes, degenerative diseases (e.g. Alzheimer's) among others. Alzheimer's can, for example, lead to the state of total dementia and decubitus, making it necessary to help perform these daily tasks. Dressing and undressing, over time, becomes such an arduous activity and caregivers become creative to create interventions in existing clothes so that you can wear them and undress them. And these difficulties are not few, ranging from buttoning to sleeves that do not help in case the elderly need the use of serum. Therefore, the following problem has been reached: How to develop a prototype of clothing suitable for the elderly and people in layers? In front of this, the objective of this research was to create a clothing model that reduces the difficulty in undressing and dressing people with layers, which may or may not be old. The research is justified because many of the caregivers are the bedridden own relatives, mostly daughters, wives, or daughters-in-law, who have difficulty to serve them, a consequence of their lack of mobility, among other problems such as the appearance of bedsores resulting from the decubitus. The relevance of the research is highlighted to facilitate the work of the caregiver, besides, mainly, bringing comfort and well-being of the elderly or bedridden. The methodological approach included qualitative and descriptive research, with application of field research, carried out with caregivers of the elderly. Thus, a cut-out was made in established and user-centered project methodologies of the authors Baxter (2011), Rosenfeld (2006) and Brown (2010) in such a way as to arrive at a more indicated methodology based on these authors. The methodology is divided into three phases (Inspiration, Ideation, and Implantation) and subdivided into ten stages, applying tools to solve the problem, the creation of a prototype, always based on ergonomics and usability criteria. Based on the theoretical foundations and data of the field research, the creative process presents because of the creative process an appropriate model for the bedridden public, whether elderly or not, which is easy to assimilate, allowing the user to recognize the way of dressing and dressing a piece of clothing without feeling constrained by its capacity and limitation (MARTINS, 2005). The piece should provide maximum comfort to the user, but it will not be complete if made in a fabric that does not bring practicality and ease to the caregiver, if there is some kind of "accident" during his daily routine; thus, it was identified the need to use technological fabrics so that there is a decrease in opportunistic diseases, after all, we are facing a covid pandemic that has brought to light a "new normal" for health and hygiene causing there to be a greater concern with both.

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: Clothing, Design Methodology, Ergonomics,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-43

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Como citar:

Costa, Jorge Alexandre Da Silva ; Silveira, Icléia ; Maciel, Dulce Maria Holanda ; Amaral, Adriano Zeferino ; "Projeto de Protótipo de Vestuário com Critérios Ergonômicos, de Usabilidade e Inovação Têxtil Apropriados para Idosos ou Acamados.", p. 358-369 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-43

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