Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Projeto de Extensão Barco Escola UFF – O Relato de uma Experiência

Dominiquini, Samuel ; Valentim, Mariah ; Getirana, Lucas ; Cataldi, Marcio ; Sancho, Lívia ; Monteiro, Eduardo ;

Artigo Completo:

O presente trabalho é o relato de uma experiência piloto realizada pelo Projeto de Extensão Barco Escola UFF com os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto – CEAGRIM localizado no município de Magé, no Estado do Rio de Janeiro. O projeto tem em sua concepção as vertentes da educação ambiental, inovação tecnológica e geração de conhecimento por parte da comunidade Discente e Docente Universitária, via extensão. Aqui estão detalhadas a visão dos componentes do projeto e sua justificativa, relacionada com a situação do acesso dos estudantes da rede pública de ensino às Universidades públicas do país, assim como as metodologias e materiais empregados durante a execução de cada etapa das vivências em sala de aula e das experiências extraclasse. Por fim será abordada a percepção dos estudantes do ensino médio em relação ao convívio propostos pelo grupo de graduandos da Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Climáticos da Universidade Federal Fluminense – LAMMOC/UFF.

Artigo Completo:

Palavras-chave: educação ambiental, inovação tecnológica, geração de conhecimento,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-217

Referências bibliográficas
  • [1] MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 2007. DULLIUS, Maria Madalena; HAETINGER, Claus. ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS: CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO, USO E INTEGRAÇÃO DESTES NO SISTEM. IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, [S.L], 2005. FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. Ação cultural para a liberdade, v. 6, 1982. CHAUI, Marilena. Universidade operacional: a atual reforma do Estado incorpora a lógica do mercado e ameaça a instituição universitária. Folha de S. Paulo, v. 9, 1999. MARRACH, Sonia Alem et al. Neoliberalismo e educação. Infância, educação e neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996. DULLIUS, Maria Madalena; HAETINGER, Claus; MARCHI, Miriam Ines. Metodologias para o ensino de ciências exatas. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 201 SANDER, Benno. A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. Linhas criticas, v. 11, n. 20, p. 41-54, 2005. CHAVES, Vera Lúcia Jacob. A política para a educação superior: entre o público e o privado. 28a. Reunião Anual da ANPED, 2005.
  • [2] REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Inovação e tecnologia. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.
  • [3] BRASIL. IBGE. . SIS 2014: Em nove anos, aumenta a escolaridade e o acesso ao ensino superior: Sala de imprensa. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2017.
  • [4] Neoliberalismo e educação. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2017.
  • [5] A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das ies lucrativas. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.CEFETESP.
Como citar:

Dominiquini, Samuel; Valentim, Mariah; Getirana, Lucas; Cataldi, Marcio; Sancho, Lívia; Monteiro, Eduardo; "Projeto de Extensão Barco Escola UFF – O Relato de uma Experiência", p. 2150-2161 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-217

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações