Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.
Projeto de dispositivo de segurança em caso de colisões traseiras
Project of a rear-end collision safety device
BERTANHA, Leonardo Honorato ; PERROTTA, Leonardo Rodrigues ; SILVA, Hemanoelly Kézia ; DIAS, Douglas Dos Santos ; CLAUDIO, Lucas Dias ; NOGUEIRA, Igor de Souza ;
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
Dados históricos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, em 2022, ocorreram 32.564 colisões entre dois carros nas rodovias brasileiras. Desses incidentes, 37%, equivalente a 12.082 acidentes, foram classificados como colisões traseiras, resultando em 13.868 vítimas. Esses acidentes são particularmente preocupantes devido ao risco de lesões graves, especialmente para os passageiros na terceira fila de veículos maiores, como SUVs e minivans. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma solução para reduzir a intrusão em colisões traseiras em veículos de passageiros projetados para transportar sete ou mais ocupantes. Dada a popularidade desses veículos para famílias e transporte comercial, a segurança dos passageiros da terceira fila é uma grande preocupação. Foi projetada e testada uma solução de reforço estrutural utilizando ferramentas avançadas de engenharia para mitigar as forças de impacto em colisões traseiras. Os resultados mostraram uma redução significativa na intrusão: 40% em colisões de baixa velocidade e 16% em cenários de alta velocidade, melhorando a proteção dos passageiros e reduzindo a gravidade das lesões. Além da segurança, a solução é tecnicamente viável e se integra perfeitamente às estruturas existentes, minimizando modificações no design do veículo.
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
Historical data from the Federal Highway Police (PRF) shows that in 2022, there were 32,564 collisions between two cars on Brazilian highways. Among these incidents, 37% equivalent to 12,082 accidents were classified as rear-end collisions, resulting in 13,868 victims. These accidents are particularly concerning due to the risk of severe injuries, especially for passengers in the third row of larger vehicles, such as SUVs and minivans. This study aims to develop a solution to reduce intrusion in rear-end collisions in passenger vehicles designed to carry seven or more occupants. Given the popularity of these vehicles for families and commercial transport, the safety of third-row passengers is a major concern. A structural reinforcement solution was designed and tested using advanced engineering tools to mitigate the impact forces in rear-end crashes. The results showed a significant reduction in intrusion: 40% in low-speed collisions and 16% in high-speed scenarios, improving passenger protection and reducing injury severity. Beyond safety, the solution is technically feasible and integrates seamlessly with existing structures, minimizing modifications to the vehicle design.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2025-PAP124
Referências bibliográficas
- [1] BRAZIL. Anuário 2022, from May 8th, 2023. Polícia Rodoviária Federal. Brasília, Brazil. Available at: https://www.gov.br/prf/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/diest-arquivos/anuario-2022_final.html. Access on April 19th, 2024.
- [2] DIRMAVE. Consulta de Veículos. Distribuidora Riomafrense de Veículos S.A. Available at: www.dirmave.com.br. Access on October 18th, 2023.
- [3] BRAZIL. Resolution n. 721, from January 10th, 2018. Diário Oficial da União, Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito, Brasília, Brazil. January 10th, 2018. Available at: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo- (Allowed reproduction with source mention: AEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2025 – São Paulo, Brasil) contran/resolucoes/resolucao7212018.pdf. Access on December 10th, 202
- [4] ANSARI, Yahya. XUV 500 (for project). Available at: https://www.grabcad.com/library/xuv-500-for-project-1. Access on April 19th, 2024[5] MISHRA, Nabin. Car chassis. Available at: https://www.grabcad.com/library/car-chassis-13. Acess on: April 19th, 202
Como citar:
BERTANHA, Leonardo Honorato; PERROTTA, Leonardo Rodrigues; SILVA, Hemanoelly Kézia; DIAS, Douglas Dos Santos; CLAUDIO, Lucas Dias; NOGUEIRA, Igor de Souza; "Projeto de dispositivo de segurança em caso de colisões traseiras", p. 638-645 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP124
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações