Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROJETO DCE: MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM DUPLO CICLO TERMODINÂMICO VARIÁVEL

GOMES, Cleber Willian ; REZENDE, Felipe Mascarenhas de ; GRASSI JUNIOR, José Antônio ; PEREIRA, Marcelo da Graça ; TRENTIN, Renan Alves ; MÜLLER, Stephan Daue Guimarães ; ALMEIDA, Tiago Osorio de ;

Artigo Completo:

Os veículos de passeio híbridos são realidade no mercado automobilístico. Observa-se, em contrapartida, que a aplicação desta tecnologia em veículos comerciais não é quantitativamente significante, devido à necessidade de torques elevados durante o transporte de cargas. Com o Dual Cycle Engine, pretende-se desenvolver um comando de válvulas variável, que possibilite a alternância entre os ciclos Otto e Atkinson em um mesmo motor de combustão interna movido à etanol, aplicado em veículos comerciais híbridos. Esta tecnologia possibilita operação em ciclo Otto em plena carga - para melhor densidade de potência - e com o ciclo Atkinson em cargas parciais - visando redução de consumo de combustível. No ciclo Atkinson, o período de expansão é maior que o de compressão, característica obtida através do fechamento tardio da válvula de admissão, que resulta em melhor eficiência energética em comparação ao ciclo Otto. O desenvolvimento deste projeto foi realizado a partir do dimensionamento do comando de válvulas e a validação do mesmo com auxílio de softwares comerciais. Após as análises, foram atingidos valores de torque e potência competitivos com o mercado de veículos comerciais, além da redução de consumo específico de combustível em 4%, quando comparado com motores Otto produzidos em escala industrial.

Artigo Completo:

Palavras-chave: dual cycle engine,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-02

Referências bibliográficas
  • [1] HEYWOOD, J. B. “Internal Combustion Engine Fundamentals.” New York: McGraw Hill, 1988.
  • [2] BRUNETTI, F. “Motores de Combustão Interna.” v. 1. 1. ed. São Paulo: Blucher, 201
  • [3] WAN, M. “Compression: Variable Compression - Saab SVC”. 2015. Disponível em:. Acesso em: 21 nov. 2016.
  • [4] BRADY, O. “Engines Exposed: Atkinson Cycle Engines.” 2016. Disponível em:. Acesso em: 20 nov. 2016.
  • [5] MAHLE GmbH. (Ed.) Valve train: systems and components. Stuttgart: Springer Vieweg, 2013.
  • [6] BOGGS, D. L.; HILBERT, H. S.; SCHECHTER, M. M. “The Otto-Atkinson Cycle Engine-Fuel Economy and Emissions Results and Hardware Design.” SAE Technical Paper No. 950089. EUA: SAE, 1995.
Como citar:

GOMES, Cleber Willian; REZENDE, Felipe Mascarenhas de; GRASSI JUNIOR, José Antônio; PEREIRA, Marcelo da Graça; TRENTIN, Renan Alves; MÜLLER, Stephan Daue Guimarães; ALMEIDA, Tiago Osorio de; "PROJETO DCE: MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM DUPLO CICLO TERMODINÂMICO VARIÁVEL", p. 18-34 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações