Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PROJETO CONCEITUAL DE APLICATIVO – PROPOSTA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES

-

Miranda, Mara Rúbia da Silva ; Severino, Maico Roris ; Rentizelas, Athanasios ; , ;

Article:

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa federal de compra pública de produtos alimentícios que dão prioridade à pequenos produtos rurais. No entanto, existem diversos entraves que impedem que agricultores familiares participem destes programas, visto que ainda enfrentam vários problemas ligados a produção e distribuição dos seus produtos, além da falta de conhecimento a tempo hábil dos editais do programa PNAE. Desta forma, uma demanda latente é o desenvolvimento de soluções que auxiliem o pequeno agricultor a enfrentar tais desafios. Neste contexto, o objetivo deste artigo é modelar funcionalmente um aplicativo como proposta de tecnologia social para um maior acesso dos agricultores familiares em chamadas do PNAE. Para tanto, por meio da pesquisa participante foram realizadas entrevistas e reuniões com um grupo de pequenos agricultores de um assentamento de reforma agrária para levantamento dos principais elementos para elaboração da modelagem funcional da tecnologia a ser desenvolvida. Dentre os principais achados destacam-se: a modelagem funcional de um aplicativo que permite a determinação do custo real de produção, o ranqueamento dos produtos por editais mais viáveis e propostas de roteamento. Este resultado permitirá no futuro a disponibilização de um aplicativo com tal função.

Article:

-

Palavras-chave: projeto conceitual; aplicativo; agricultores; PNAE,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-65

Referências bibliográficas
  • [1] ANDREASEN, M.M.; HEIN, L. Integrated Product Development. IFS (Publications) Ltd / Springer-Verlag, London, 1987.
  • [2] BOLGENHAGEN, N.J. O processo de desenvolvimento de produtos: proposição de um modelo de gestão e organização. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS. Brasil, 2003.
  • [3] BRASIL. LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União. Brasília-DF. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=4080268&disposition=inline Acesso em: 21 de junho de 2019. BRASIL. LEI Nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União. Brasília-DF. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3565839 Acesso em: 21 de junho de 2019.
  • [4] CENSO AGROPECUÁRIO. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/ Acesso em: 14 de junho de 2019.
  • [5] CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de Novos Produtos. 11 ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2016.
  • [6] FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE. Sobre o PNAE. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/ Acesso em: 14 de junho de 2019.
  • [7] IAROZINSKI NETO, A.; FAVARETTO, F. Projeto conceitual: o projeto da “forma” do produto. V CBGDP Curitiba-PR. Brasil, 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MDA. Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. O que é a agricultura familiar. Disponível em: http://www.mda.gov.br/ Acesso em: 14 de junho de 2019.
  • [8] PAHL, G.; BEITZ, W. Enginnerin Design – A systematic approach. Springer-Verlag London Limited, London, 1996.
  • [9] RIOS, M. L. M. R; BARBOSA, L. Q.; SEVERINO, M. R. Estudo sobre desafios dos agricultores familiares na participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – uma revisão de literatura. In: Anais do XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maceió. ABEPRO, Rio de Janeiro: 2018.
  • [10] ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; et al. Gestão de Desenvolvimento de Produto: uma referência para a melhoria do processo. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [11] SLACK, Nigel. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1999. 526 p. ISBN 85-224-2171-4
  • [12] ULLMAN, D.G. The Mechanical Design Process. McGraw-Hill Companies, Inc. Singapore, 1997.
Como citar:

Miranda, Mara Rúbia da Silva; Severino, Maico Roris; Rentizelas, Athanasios; , ; "PROJETO CONCEITUAL DE APLICATIVO – PROPOSTA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES", p. 893-904 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-65

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações