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Projeto Combodesigners – Design da informação e gamificação como apoio ao ensino médio no contexto da extensão universitária

Combodesigners Project - Information design and gamification as a support for middle school in the context of university extension

Real, Victor Kraide Corte; Bueno, Bruno Gobo de Freitas; Godoy, Giovanna Scarabeli de; Tung, Lillian Nogami; Gasparino, Lucas Valverde;

Artigo completo:

“Combodesigners” é um projeto de extensão proposto pelo curso de Design Digital da PUC-Campinas e aprovado, em Fevereiro/2018, pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da mesma universidade. É um projeto em fase de desenvolvimento, com vigência de Março/2018 a Janeiro/2020, tendo como principal objetivo a elaboração, junto aos docentes e discentes de Escolas Estaduais de Ensino Médio de Campinas/SP, vinculadas à Diretoria de Ensino – Região de Campinas Leste, de uma plataforma narrativa interativa baseada em jogos eletrônicos, por meio da aplicação de métodos e técnicas do Design Instrucional e da Gamificação, com o intuito de ampliar a assimilação dos conteúdos formais abordados na grade curricular do Ensino Médio. Por meio da indicação da Diretoria de Ensino, foi selecionada a Escola Estadual Prof. “Adalberto Prado e Silva” para aplicação da primeira etapa do projeto, três docentes e 27 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio se inscreveram voluntariamente para participar dos trabalhos. No ano de 2018 foram realizados encontros de capacitação, delineamento e estruturação do projeto, a partir dos quais foram validados os elementos narrativos, a ambientação midiática, a linguagem de programação e o modelo gamificado a ser aplicado no desenvolvimento do projeto. Em dezembro/2018, a primeira fase do jogo foi entregue e também foi realizada uma pesquisa junto aos alunos da escola envolvida, por meio da qual detectamos que a aplicação dos princípios do Design da Informação proporcionou o efetivo engajamento do público participante nos processos de estruturação, desenvolvimento, validação e testes efetuados até o momento.

Artigo completo:

"Combodesigners" is an extension project proposed by the Digital Design course of PUC-Campinas and approved in February / 2018 by the Pro-Rectory of Extension and Community Affairs of the same university. It is a project in the development phase, from March 2018 to January 2020, with the main objective being the elaboration, together with the teachers and students of State Schools of Secondary Education of Campinas / SP, linked to the Board of Education - Region of Campinas Leste, an interactive narrative platform based on electronic games, through the application of methods and techniques of Instructional Design and Gamification, with the aim of broadening the assimilation of the formal contents addressed in the curriculum of High School. By means of the indication of the Direction of Education, was selected State School Prof. "Adalberto Prado e Silva" for the application of the first stage of the project, three teachers and 27 students of the 1st and 2nd year of high school enrolled voluntarily to participate in the work. In 2018, capacity building, design and project structuring meetings were held, from which the narrative elements, the media environment, the programming language and the gamified model to be applied in the development of the project were validated. In December / 2018, the first phase of the game was delivered and a survey was also carried out with the students of the school involved, through which we detected that the application of the principles of Information Design provided the effective engagement of the participating public in the structuring processes , development, validation and tests carried out so far.

Palavras-chave: design, games, educação,

Palavras-chave: design, games, education,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0124

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Como citar:

Real, Victor Kraide Corte; Bueno, Bruno Gobo de Freitas; Godoy, Giovanna Scarabeli de; Tung, Lillian Nogami; Gasparino, Lucas Valverde; "Projeto Combodesigners – Design da informação e gamificação como apoio ao ensino médio no contexto da extensão universitária", p. 766-778 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0124

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