Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Projeto Cariño: criação do guia básico paraadaptação de vendas online para brechósbeneficentes

Cariño Project: creation of the basic guide for adapting online sales to charitablethrift stores

Perini, Anerose ;

Artigo completo:

O presente artigo propõe apresentar as iniciativas no ano de 2020 do Projeto Cariño: roupassustentáveis ano IV, pertencente a faculdade de Design do Centro Universitário Ritter dos Reis –UniRitter. Tem por objetivo geral “Apresentar o material didático desenvolvido no ano de 2020 para oauxílio de vendas online e para a captação de recursos para brechós beneficentes pertencentes aONG’s”. A metodologia aplicada parte da pesquisa-ação junto às comunidades em vulnerabilidadesocial atendidas nesse ano de enfrentamento a COVID-19. Tem como proposta a co-criação ainteração e inovação dos processos de design em prol da sustentabilidade e inclusão social, paradesenvolver um guia prático de fácil implementação com a proposta de gerar renda as comunidadesatendidas.

Artigo completo:

This article proposes to present the initiatives in the year 2020 of the Cariño Project:sustainable clothing year IV, belonging to the Faculty of Design of the Centro Universitário Ritter dosReis - UniRitter. Its general objective is “To present the didactic material developed in the year 2020to help online sales and to raise funds for charitable thrift stores belonging to NGOs”. Themethodology applied is part of the action research with communities in social vulnerability served inthis year of confrontation with COVID-19. It proposes to co-create the interaction and innovation ofdesign processes in favor of sustainability and social inclusion, to develop a practical guide of easyimplementation with the proposal of generating income for the communities served.

Palavras-chave: Projeto Cariño; Extensão universitária; Moda sustentável; Modelo de negócios; ONG,

Palavras-chave: Cariño Project; University Extension; Sustainable fashion; Business model; NGO,

DOI: 10.5151/cid2020-106

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Renata Mattos Eyer de. Um olhar sobre o design social e a prática do design em parceria. Capítulo 2. OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de; FRANZATO, Carlo; GAUDIO, Chiara Del (Org). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017. Livro eletrônico.
  • [2] BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade. Uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012
  • [3] FLETCHER, Kate & GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
  • [4] FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
  • [5] FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
  • [6] GWILT, Alison. Moda sustentável: um guia prático. São Paulo: G. Gili, 2014.
  • [7] IDEO. HCD HUMAN CENTERED DESIGN: Kit de ferramentas - Metodologia de Design Social, 201
  • [8] MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 200
  • [9] MANZINI, Ezio. Quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2017.
  • [10] MERONI, Anna & SANGIORGI, Daniela. Design for Services. England: Gower Publishing Limited. 2011
  • [11] OPAS/OMS BRASIL. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Organização Pan-Americana de Saúde. Atualizada em 27 de julho de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 . Acesso em: 28 de jul. 2020.
  • [12] OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUS, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
  • [13] PAPANEK, Victor. Design For The Real World: human, ecology and social change. Chicago: Academy Chicago Publishers, 1971.
  • [14] PROJETO CARIÑO. Guia Básico para ONGs iniciarem vendas online em plataformas digitais. Disponível em: https://projetocarino.wixsite.com/projetocarino/manual-brecho . Acesso em: 29 de jul. 2020.
  • [15] SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: G. Gili, 2014.
Como citar:

Perini, Anerose; "Projeto Cariño: criação do guia básico paraadaptação de vendas online para brechósbeneficentes", p. 1414-1424 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações