CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Projetando interfaces de m-learning para idosos

Projecting m-learning interfaces for the elderly

Peres, Bruno Griesinger ; Fragelli, Ricardo Ramos ;

CIDI:

O propósito deste artigo é apresentar a designers a importância de projetar interfaces de m-learning para o idoso, em específico a terceira idade, expondo um estudo teórico sobre a população idosa, sua forma de lidar com o mundo digital e o papel do designer como mediador desta relação. A necessidade da terceira idade de seguir educando-se é uma realidade muitas vezes frustrada pela falta de inclusão deste grupo no escopo de um projeto de plataforma educacional. O objetivo geral da pesquisa foi evidenciar como o design de interação pode ser utilizado em projetos de interfaces m-learning mais inclusivas, levando em consideração questões limitadoras naturais do público. O percurso metodológico consistiu de uma revisão bibliográfica, observando como a questão é entendida cientificamente e socialmente. Com a sintetização das informações encontradas, conclui-se que existem melhorias a serem feitas na produção de projetos de interface inclusivas e soluções que podem ser apropriadas de forma a evitarem a evasão e a aversão da terceira idade para com interfaces de m-learning, tendo destaque para o dark mode, a opção de alterar o tamanho das letras em aparelhos móveis, assistentes virtuais, descrição de áudio e a redução dos movimentos parallax.

CIDI:

The purpose of this article is to present to designers the importance of designing m-learning interfaces for the elderly, specifically the third age, exposing a theoretical study on that group, their way of dealing with the digital world and the role of the designer as a mediator. The need for the elderly to continue educating themselves is a reality that is often frustrated by the lack of inclusion of this group in the scope of an educational platform project. The general objective of the research was to show how interaction design can be used in more inclusive m-learning interface projects, taking into account natural limiting issues of the public. The methodological route consisted of a bibliographic review, observing how the issue is understood scientifically and socially. With the synthesis of the information found, it is concluded that there are improvements to be made in the production of inclusive interface projects and solutions that m

Palavras-chave: m-learning, design, educação, terceira idade,

Palavras-chave: m-learning, design, education, third age,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-39_650329

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERSON, M. (2017). Tech Adoption Climbs Among Older Adults. PEW RESEARCH CENTER, [S. l.], 01–04. https://www.pewresearch.org/internet/2017/05/17/tech-adoption-climbs-among-older-adults/
  • [2] ARDELT, M. (2000). Intellectual versus wisdom-related knowledge: The case for a different kind of learning in the later years of life. Educational Gerontology, 26, 771–789.
  • [3] BOULTON-LEWIS, G. M. (2010). Education and Learning for the Elderly: Why, How, What. Educational Gerontology, [S. l.], 213–228.
  • [4] COCKTON, G. (2014). Creative Sprints: An Unplanned Broad Agile Evaluation and Redesign Process. NordiCHI '14: Proceedings of the 8th Nordic Conference on Human-Computer Interaction: Fun, Fast, Foundational, [S. l.], 1126–1130.
  • [5] DISABLED WORLD. (2022). Universal Design for Seniors and Disabled. Disabled World. Disponível em: www.disabled-world.com/assistivedevices/design/
  • [6] GLENDENNING, F. (1995). Education for older adults: Lifelong learning, empowerment, and social change. In J. F. Nussbaum & J. Coupland (Eds.), The handbook of communication and aging research, 467–498. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
  • [7] JOYCE, A. (2022). Inclusive Design. Nielsen Norman Group, [S. l.], 01–30.
  • [8] JOYCE, K., WILLIAMSON, J. & MAMO, L. (2007) Technology, Science and Ageism: An Examination of Three Patterns of Discrimination. Indian Journal of Gerontology, 21, 110-127.
  • [9] KANE, Lexie. (2019). Usability for Seniors: Challenges and Changes. 87 design guidelines for targeting seniors (users ages +65), [S. l.], 05–07.
  • [10] KUMAR, B. A., GOUNDAR, M. S. (2019). Usability heuristics for mobile learning applications. Education and Information Technologies, 24, [S. l.], 1819–1833 (2019).
  • [11] LINDSAY, S., JACKSON, D., SCHOFIELD, G. & OLIVER, P. (2012) Engaging older people using participatory design. SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, [S. l.], 1199–1208.
  • [12] MINISTÉRIO DA ECONOMIA (2022). IBGE. Contingente de idosos residentes no Brasil aumenta 39,8% em 9 anos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-07/contingente-de-idosos-residentes-no-brasil-aumenta-398-em-9-anos..
  • [13] MOODY, H. R. (1986). Late life learning in the information society. In D. A. Peterson, J. E. Thornton, & J. E. Birren (Eds.), Education and aging, 122–148. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall.
  • [14] MORAN, J. (2000). MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, 06–11.
  • [15] NIELSEN, J. (1994). 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Nielsen Norman Group, [S. l.], 01–24.
  • [16] NIELSEN, J., MACK, R. L. (1994). Usability Inspection Methods. New York: John Wiley & Sons.
  • [17] NIELSEN, J. (2013). Usability for Senior Citizens: Improved, But Still Lacking. Nielsen Norman Group, [S. l.].
  • [18] NORMAN, D. (2019). I wrote the book on user-friendly design. What I see today horrifies me. THE NEW BUSINESS OF GROWING OLD, [S. l.].
  • [19] OLIVEIRA, C., FIORAVANTI, M., FORTES, R., BARBOSA E. (2020). Mobile learning applications for the elderly: eliciting requirements based on pedagogical and accessibility guidelines. 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).
  • [20] ROSSON, M., CARROL J. (2002). Usability engineering scenario-based development of human-computer interaction. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann.
  • [21] SAFFER, D. (2010) What Is Interaction Design?. Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. Segunda edição. 01–29.
  • [22] SASSI, S. B. (2016). O ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial de matemática: uma proposta com design instrucional. 2016, 215. Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá.
  • [23] SCHWAB, K. (2017). Why You Should Be Designing For Your 73-Year-Old Self. Fast Company, [S. l.], 01.
  • [24] VALK, J. H., Rashid, A. T. & Elder, L. (2010). Using mobile phones to improve educational outcomes: An analysis of evidence from Asia. The International Review of Research in Open and Distributed Learning.
  • [25] WORLD HEALTH ORGANIZATION (2022). Ageing and health. Newsroom, [S. l.], p. 01, Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health. Acesso em: 20 jan. 2023.
Como citar:

Peres, Bruno Griesinger; Fragelli, Ricardo Ramos; "Projetando interfaces de m-learning para idosos", p. 600-609 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-39_650329

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações