Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA À PROBLEMAS DE DESIGNAÇÃO DE MÃO DE OBRA BASEADA NAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Júnior, Braz Dias de Andrade ; Reis, Thais Cotta Barbosa ; Bittencout, Fabricio Roulin ; Neves, Patricia Carla Brito ; Reis, Jackson de Assis ;

Artigo Completo:

Este trabalho objetiva analisar como um modelo de programação linear da PO pode ser utilizado para alocar profissionais em uma escola de formação profissionalizante com base em suas competências. Para se atingir o objetivo desta pesquisa desenvolveu-se um modelo com função objetivo de maximizar as competências alocadas, observando os parâmetros classificação de competências de instrutores e ocorrência de disciplinas simultâneas, além das restrições de se alocar um instrutor para cada disciplina e nunca o mesmo instrutor em disciplinas simultâneas. Foram observados melhores indicadores do modelo em relação a alocação manual, ou seja, maior numero de disciplinas com instrutores mais competentes alocados. As entrevistas foram utilizadas para identificar vantagens e desvantagens do modelo. Os entrevistados destacaram a melhor utilização do tempo por parte dos gestores que realizam a alocação dos docentes em disciplinas e também dos docentes designados. Alegaram também que a otimização das competências alocadas gera melhoria nas aulas, e na qualidade do aluno de seus cursos. Como desvantagem do modelo foi destacada uma maior flexibilidade do método manual. O estudo concluiu que se pode aplicar um modelo de PL à alocação de mão de obra baseada em competências na referida escola como ferramenta que auxilie a tomada de decisão dos gestores.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Alocação de profissionais. Competência; Designação; Gestão por Competências; Pesquisa operacional; Problemas de designação; Programação inteira binária; Programação linear,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140482

Referências bibliográficas
  • [1] CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências: gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
  • [2] ARENALES, Marcos et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007
  • [3] PASSOS, Eduardo José Pereira Franco dos. Programação linear como instrumento da pesquisa operacional. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [4] HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. Tradução de Ariovaldo Griesi. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
  • [5] SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – DEPARTAMENTO NACIONAL. Certificação de competências. Brasília: SENAI/DN, 2008.
  • [6] ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução de Erick Roland René Heneault. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
Como citar:

Júnior, Braz Dias de Andrade; Reis, Thais Cotta Barbosa; Bittencout, Fabricio Roulin; Neves, Patricia Carla Brito; Reis, Jackson de Assis; "PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA À PROBLEMAS DE DESIGNAÇÃO DE MÃO DE OBRA BASEADA NAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS", p. 365-376 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140482

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações