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PROGRAMAÇÃO DE ESCALA DE MAQUINISTAS PARA UMA FERROVIA DE CARGA GERAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

PROGRAMAÇÃO DE ESCALA DE MAQUINISTAS PARA UMA FERROVIA DE CARGA GERAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Zanetti, Maria Fernanda Vieira ; Silva Júnior, Orivalde Soares da ;

Artigo Completo:

As ferrovias de carga por possuírem grandes extensões, num geral, demandam tempo de trabalho dos maquinistas, por turno, superior ao tempo de viagem origem/destino do trem, o que torna necessária a troca dos maquinistas ao longo deste percurso. As trocas são feitas em pontos de destacamentos pré-determinados, onde os maquinistas se apresentam no dia e hora informados pela equipe da estação. Além disto, podem ficar à disposição da empresa em suas residências/alojamentos (sobreaviso) ou de prontidão (nas estações). A proposta deste estudo é através da pesquisa do estado da arte sobre planejamento de escala de condutores, encontrar um modelo matemático, dentre muitos já apresentados ao redor do mundo, sob diferentes circunstâncias, que possa ser aplicado total ou parcialmente, às ferrovias de carga brasileiras, de maneira a obter-se uma escala de trabalho ótima, tal que a alocação da mão-de-obra e consequente custos com horas-extras, prontidão e sobreaviso sejam minimizadas, tudo isto se levando em conta as restrições impostas pelas características da atividade, necessidades dos maquinistas, normas das empresas e legislações vigentes.

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As ferrovias de carga por possuírem grandes extensões, num geral, demandam tempo de trabalho dos maquinistas, por turno, superior ao tempo de viagem origem/destino do trem, o que torna necessária a troca dos maquinistas ao longo deste percurso. As trocas são feitas em pontos de destacamentos pré-determinados, onde os maquinistas se apresentam no dia e hora informados pela equipe da estação. Além disto, podem ficar à disposição da empresa em suas residências/alojamentos (sobreaviso) ou de prontidão (nas estações). A proposta deste estudo é através da pesquisa do estado da arte sobre planejamento de escala de condutores, encontrar um modelo matemático, dentre muitos já apresentados ao redor do mundo, sob diferentes circunstâncias, que possa ser aplicado total ou parcialmente, às ferrovias de carga brasileiras, de maneira a obter-se uma escala de trabalho ótima, tal que a alocação da mão-de-obra e consequente custos com horas-extras, prontidão e sobreaviso sejam minimizadas, tudo isto se levando em conta as restrições impostas pelas características da atividade, necessidades dos maquinistas, normas das empresas e legislações vigentes.

Palavras-chave: revisão da literatura; otimização; escala de maquinistas.,

Palavras-chave: revisão da literatura; otimização; escala de maquinistas.,

DOI: 10.5151/spolm2019-157

Referências bibliográficas
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Como citar:

Zanetti, Maria Fernanda Vieira; Silva Júnior, Orivalde Soares da; "PROGRAMAÇÃO DE ESCALA DE MAQUINISTAS PARA UMA FERROVIA DE CARGA GERAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA", p. 2172-2179 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-157

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