Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROGRAMA DESIGN EXPORT: INICIATIVA ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO COM FOCO NA EXPORTAÇÃO

Fonseca, Ken Flávio Ono; Heemann, Adriano; Brum, Ana Leocádia de Souza; Castro, Letícia;

Artigo Completo:

O Programa Design Export é uma ação de promoção de design realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e coordenada pelo Centro Brasil Design. Teve por objetivo incentivar que empresas brasileiras desenvolvessem produtos e serviços com agregação de valor por meio da inserção do design e da inovação em sua cultura organizacional, visando uma indústria mais competitiva e preparada para o mercado internacional. Este artigo apresenta um melhor entendimento de como se deu a condução desse programa; a identificação de suas etapas e procedimentos de gestão poderá auxiliar e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas em design e futuros programas focados na inserção do design junto ao setor produtivo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: políticas de design; gestão de design; inovação.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0148

Referências bibliográficas
  • [1] ABDI. Os desafios da Política Industrial Brasileira, uma contribuição da Agência de Desenvolvimento Industrial, Brasília: ABDI, 2016 V.
  • [2] APEX – Design Export apresenta resultados. Disponível em: . Acesso em 26 fev. 2016.
  • [3] DESIGN NA PRÁTICA - BIBLIOTECA NACIONAL/MinC – Certificado de Registro nº 619883, livro 1189, folha 288 – 24 out. 201
  • [4] CBD - Relatório interno 2016: Design Export 1ª edição.
  • [5] CBD - Institucional. Disponível em . Acesso em 26 fev. 2016.
  • [6] DESIGN EXPORT. Disponível em: . Acesso em 26 fev. 201
  • [7] DIAGNÓSTICO DO DESIGN BRASILEIRO. Disponível em . Acesso em março de 2016.
  • [8] IBPT. Censo das empresas e entidades públicas e Privadas brasileiras. 2012. Disponível em: . Acesso em 26 fev. de 2016.
  • [9] MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M.. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [10] PATROCÍNIO, Gabriel. The impact of European design policies and their implications on the development of a framework to support future Brazilian design policies. 2013 387 f. Tese (doutorado) - Cranfield University - School of Applied Sciences, Centre for Competitive Creative Design.
  • [11] PATROCÍNIO, Gabriel. Design: Ferramenta política do século 21. REVISTA PENSAR VERDE. Nº 16 ano 4. mar/abr/mai 2016. Disponível em: . Acesso em 26 fev. 2016.
  • [12] PATROCÍNIO, Gabriel; NUNES, José Mauro. Design e Desenvolvimento: 40 anos depois. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [13] PBD/MDIC - Programa Brasileiro do Design. Disponível em: . Acesso em 18 jan. 2012.
  • [14] PITCE - Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 2004. Disponível em: . acesso em 22 fev. 2016.
  • [15] PNE - Plano Nacional de Exportações 2015-2018. Disponível em: . Acesso em 15 mar. 2016.
  • [16] SALERNO, Mario Sergio; DAHER, Talita. Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal: Balanço e Perspectivas. Brasília, setembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 22 fev. 20
  • [17] WHICHER, Anna. The value of design to business. Design for Europe. 2015. Disponível em: . Acesso em 23 maio 2016.
Como citar:

Fonseca, Ken Flávio Ono; Heemann, Adriano; Brum, Ana Leocádia de Souza; Castro, Letícia; "PROGRAMA DESIGN EXPORT: INICIATIVA ESTRATÉGICA DE PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO COM FOCO NA EXPORTAÇÃO", p. 1745-1756 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0148

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações