Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PROFISSÃO DESIGNER: A ATIVIDADE PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DE BLOGS BRASILEIROS DE DESIGN

Ferreira, Isabela de Mattos; Nojima, Vera Lúcia;

Artigo Completo:

O designer, no exercício profissional, encontra dificuldades para o delineamento conceitual do campo de atividade. Tal circunstância vem sinalizar uma carência de identidade profissional do Design, inclusive quando comparado a outras profissões que possuem conceitos e definições bem fundamentados e reconhecimento comprovado pela sociedade. Em blogs brasileiros sobre Design, foram analisadas informações e opiniões dos designers internautas sobre a profissão. A quantidade e variedade de comentários dos pequenos textos coletados possibilitaram uma análise de conteúdo que serviu para a formulação das questões para questionários que foram aplicados aos proprietários dos blogs pesquisados. Intenciona-se com o presente trabalho intensificar as discussões sobre o reconhecimento da profissão.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Designer; Transversalidade; Interdisciplinaridade; Profissão; Identidade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0014

Referências bibliográficas
  • [1] ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design. Disponível em: < http://www.abedesign.org.br/2010/sobre.php>. Acesso em: 04 out. 2012.
  • [2] Caligraffiti. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [3] Choco La Design. Disponível em: < http://chocoladesign.com/>. Acesso em: 26 out. 2010.
  • [4] Classificação Brasileira de Ocupações: CBO - 2010 - 3a ed. Brasília : MTE, SPPE, 2010. v. 1 828 p.
  • [5] Design.Blog. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [6] Designers Justiceiros. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [7] Design Flakes. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [8] Design Simples. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [9] DUBAR, Claude. A Socialização: A Construção das Identidades Sociais e Profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • [10] Filosofia do Design. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 20
  • [11] GERTEINY, Gilbert Gilles. Mundialização, Globalização, Localização e Glocalização. Disponível em: . Acesso em 3 de novembro de 2012.
  • [12] HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.
  • [13] IFD blog. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [14] Lígia Fascioni. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [15] Needesign. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2010.
  • [16] Site da ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial. Disponível em: < http://www.esdi.uerj.br>. Acesso em: 04 out. 2012.
  • [17] SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. In: MORAES, DIJON. Cadernos de Estudo Avançado em Design, Caderno: Design e multiculturalismo. Belo Horizonte : Santa Clara : Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design. UEMG, 2008, v. 1, jul. 2008.
  • [18] THING, Lowell. Dicionário de Tecnologia [tradução Bazán Tecnologia, Linguística e Texto Digital]. São Paulo: Futura, 2003.
  • [19] WILENSKY, Harold L. The Professionalization of Everyone? American Journal of Sociology, v.70, n.2, sep., p.137-158, Chicago, The University of Chicago Press, 1964.
Como citar:

Ferreira, Isabela de Mattos; Nojima, Vera Lúcia; "PROFISSÃO DESIGNER: A ATIVIDADE PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DE BLOGS BRASILEIROS DE DESIGN", p. 156-168 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações