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Professor-designer de experiências de aprendizagem na Educação Infantil: trabalhando a linguagem escrita e o/no contexto socioambiental dos alunos

Teacher-designer of learning experiences in early childhood education: working the written language and the socio-environmental context of students

Martins, Bianca ; Oliveira, Melissa ; Cotelli, André ;

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Este projeto articula o uso de procedimentos do Design em práticas educativas. Neste caso trabalhamos, particularmente, a concepção do professor como um designer de experiências de aprendizagem (PDEA). São apresentadas bases norteadoras deste conceito e sua relevância para a prática docente contemporânea. Descreve-se, então, como foi implementada uma ação pedagógica na Educação Infantil (EI) orientada pelo conceito PDEA. Aborda, também, questões que permeiam o trabalho pedagógico com a linguagem escrita na EI. O interesse pelo tema surgiu da imbricação de expertises das autoras, a saber, design, tecnologia e docência na EI. Partiu, ainda, do desafio de trabalhar a escritura na pré-escola como uma atividade relevante para a vida, como forma nova e complexa de linguagem. Objetivou-se, construir e avaliar uma proposta de ação do professor designer de experiências de aprendizagem no âmbito da EI tendo como eixo condutor as funções sociais da escrita. A partir de procedimentos metodológicos do Design que valorizam o contexto e experiências dos sujeitos envolvidos no projeto, a pesquisa considerou os saberes dos participantes acerca do manguezal, bem como a sua preferência por Jogos Educacionais Digitais (JEDs). A pesquisa relata o processo de desenvolvimento e as características do JED. Apresenta-se a avaliação do mesmo por professores da Rede Pública do RJ. Os resultados produzidos evidenciam a (re)formulação de hipóteses e saberes relacionados às funções sociais da escrita no contexto socioambiental dos participantes e que o JED apresenta potencial para apoiar o trabalho pedagógico com essa modalidade de linguagem em diferentes espaços de EI no Brasil.

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This project articulates the use of Design procedures in educational practices. In this case we work concepting the teacher as a designer of learning experiences (TDLE). Guiding bases of this concept and its relevance to contemporary teaching practice are presented. Then, we describe how a pedagogical action was implemented in Early Childhood Education (ECE) guided by the PDEA concept. It also dicusses the pedagogical work with the written language in ECE. Interest in the subject arose from the combination of the authors' expertise in design, technology and teaching at ECE. It also started with the challenge of working with preschool writing as a relevant activity for life, as a new and complex form of language. The objective was to construct and evaluate a proposal of action of the TDLE in the scope of ECE with the social functions of writing as its driving axis. From design methodological procedures that value the context and experiences of the subjects involved in the project, the research considered the participants' knowledge about the ‘Manguezal’, as well as their preference for Digital Educational Games (DEGs). The research reports the development process and characteristics of this DEG. The evaluation of this game by teachers of the Public Schools of RJ was presented. The results show the (re)formulation of hypotheses and knowledge related to the social functions of writing in the socio-environmental context of the participants and that the DEG has the potential to support the pedagogical work with this language modality in different spaces of EDE in Brazil.

Palavras-chave: professor-designer, educação infantil, linguagem escrita, educação ambiental, jogos educacionais digitais,

Palavras-chave: teacher-designer, early childhood education, written language, environmental education, digital educational games,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0140

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Como citar:

Martins, Bianca; Oliveira, Melissa; Cotelli, André; "Professor-designer de experiências de aprendizagem na Educação Infantil: trabalhando a linguagem escrita e o/no contexto socioambiental dos alunos", p. 810-822 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0140

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