Blucher Education Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-695X
PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT
PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT
SILVA, Rita de Cássia de Araújo
Artigo Completo:
O presente texto faz parte de um projeto de pesquisa realizado através da disciplina de “Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da leitura e da escrita”, o qual apresenta o desenvolvimento e resultados de atividades de produção textual realizadas com os alunos do 9º ano B, da Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada no município de Ipiranga do Norte/MT, local em que trabalho como professora de Língua Portuguesa e tive a oportunidade em desenvolvê-lo. O trabalho tem como objetivo analisar situações entre a prática docente e a qualidade da produção textual, evidenciar a importância do trabalho prévio em sala de aula, com atividades que sejam capazes de oportunizar aos educandos momentos de planejamento, produção-reflexão, revisão e reescrita textual, e analisar a evolução dos textos produzidos pelos alunos, e as refacções textuais a partir da correção textual-interativa. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico foram artigos e livros tendo como autores: Ruiz (2013), Passarelli (2012), Abaure e Abaure (2013),Wachowicz (2012), Geraldi (2014). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo. Sendo assim, este trabalho nos proporcionou uma valiosa troca de experiências, reflexão e construção de conhecimentos.
O presente texto faz parte de um projeto de pesquisa realizado através da disciplina de “Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da leitura e da escrita”, o qual apresenta o desenvolvimento e resultados de atividades de produção textual realizadas com os alunos do 9º ano B, da Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada no município de Ipiranga do Norte/MT, local em que trabalho como professora de Língua Portuguesa e tive a oportunidade em desenvolvê-lo. O trabalho tem como objetivo analisar situações entre a prática docente e a qualidade da produção textual, evidenciar a importância do trabalho prévio em sala de aula, com atividades que sejam capazes de oportunizar aos educandos momentos de planejamento, produção-reflexão, revisão e reescrita textual, e analisar a evolução dos textos produzidos pelos alunos, e as refacções textuais a partir da correção textual-interativa. As fontes científicas utilizadas para o embasamento teórico foram artigos e livros tendo como autores: Ruiz (2013), Passarelli (2012), Abaure e Abaure (2013),Wachowicz (2012), Geraldi (2014). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo. Sendo assim, este trabalho nos proporcionou uma valiosa troca de experiências, reflexão e construção de conhecimentos.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-060
Referências bibliográficas
- [1] ABAURE , M. L. M. ; ABAURE M. B. M. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. São Paulo. Moderna,2012.
- [2] JOU, G. I.; SPERB, T. M. A Metacognição como Estratégias Reguladora da Aprendizagem.UFRGS,Disponível em www.sielo.br/sielo.php?pib Acesso em 12 de janeiro de 2016.
- [3] GERALDI, J. W.; O texto na sala de aula. São Paulo.Anglo, 2012.
- [4] PASSARELLI, L. M. G. Ensino e correção na produção de textos.Telos. 2012.
- [5] RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola.São Paulo.Contexto.2013.
- [6] VAL, M. G. C. Produção escrita. Belo Horizonte. Ceale, 2007, Disponível em www.ceale.fae.ufmg.br Acesso em 11 de janeiro de 2016
- [7] WACHOWICZ. Análise linguística nos gêneros textuais. Saraiva. 2012.
Como citar:
SILVA, Rita de Cássia de Araújo; "PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT", p-767-779.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-060
últimos 30 dias
593
downloads
1
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 767 EP - 779 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-060 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/produo-textual-de-alunos-do-9-ano-de-uma-escola-estadual-de-ipiranga-do-nortemt-25519 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SILVA20144,
title="PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT",
journal="Blucher Education Proceedings",
volume="2",
number="2",
pages="767 - 779",
year="2017",
note="",
issn="2318695X",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-060",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/produo-textual-de-alunos-do-9-ano-de-uma-escola-estadual-de-ipiranga-do-nortemt-25519",
author="Rita de Cássia de Araújo SILVA",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Rita de Cássia de Araújo SILVA, PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE IPIRANGA DO NORTE/MT, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 767-779, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-060 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/produo-textual-de-alunos-do-9-ano-de-uma-escola-estadual-de-ipiranga-do-nortemt-25519) Palavras-chave:: ;