Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM BACIA HIDROGRÁFICA VIA CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO SWAT

SILVA, Bruna Ferreira da ; PINTO, Willian Teles ; SOARES, Alexandre Kepler ;

Artigo:

O uso de modelos hidrológicos tem sido uma alternativa bastante explorada para o gerenciamento de bacias hidrográficas. O principal objetivo deste trabalho é realizar a modelagem hidrossedimentológica da bacia hidrográfica do Córrego Samambaia por meio da aplicação do modelo SWAT. Foram monitorados, durante 18 meses, vazões e concentração de sedimentos em suspensão diários em uma seção no curso d’água. Tais dados foram utilizados para a análise da influência de distintos parâmetros no ajuste do modelo SWAT. Os resultados da análise de sensibilidade apontaram que parâmetros de fator de compensação da evaporação do solo (Esco), profundidade limite de água no aquífero raso para ocorrer o fluxo de retorno (Gwqmin), capacidade de água disponível (Sol_Awc) e a profundidade da camada do solo (Sol_Z) como os mais sensíveis para as simulações em termos da vazão, e a prática de manejo e conservação do solo (Usle_P) para as simulações com ajuste em termos da concentração de sedimentos em suspensão. Os melhores ajustes obtidos nas estatísticas de precisão (Coeficiente de Nash-Sutcliffe - COE) foram de 0,56 a 0,72 para as simulações em termos da vazão e de 0,56 a 0,69 para as simulações em termos do sedimento em suspensão.

Artigo:

Palavras-chave: SWAT, Sedimento em suspensão, Vazão, Análise de sensibilidade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-021-4987

Referências bibliográficas
  • [1] MACHADO, R.E. Simulação de escoamento e de produção de sedimentos em uma bacia hidrográfica utilizando técnicas de modelagem e geoprocessamento. Piracicaba - SP, 152 p., 2002. Tese (Doutorado) – Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.
  • [2] NASH, J. E.; SUTCLIFFE, J. V. River flow forecasting through conceptual models part I: a discussion of principles. Journal of Hydrology, 1970. p. 282-290.
  • [3] NEITSCH, S. S.; ARNOLD, J. G.; KINIRY, J. R.; WILLIAMS, J. J. Soil and water assessment tool: theorical documentation - version 2005. SERVICE, G.-S. A. W. R. L.-A. R. Texas – USA.
  • [4] SIEG – Sistema Estadual de Geoinformação. Disponível em: www.sieg.go.gov.br. Acessado em: 23/01/2013.
Como citar:

SILVA, Bruna Ferreira da; PINTO, Willian Teles; SOARES, Alexandre Kepler; "PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM BACIA HIDROGRÁFICA VIA CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO SWAT", p. 432-439 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-021-4987

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações