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Produção de jogo analógico como estratégia de aprendizagem e ensino na pós‐graduação em Design: o Jogo da Vida Acadêmica

Analog game production as a strategy for learning and teaching in the postgraduate in Design: The Academic Life Game

DIAS, Cynthia Macedo; SABOIA, Patricia Rocha; XAVIER, Guilherme; , ;

artigo:

O uso de jogos em situações de ensino formal demanda entendimentos e práticas, cujos resultados dependem tanto dos conceitos e contextos envolvidos quanto da experiência de seus produtores. Ao reconhecermos quem joga como criador e desenvolvedor, além de interator, operam‐se métodos e processos de construção de conhecimentos, para transformar conteúdos em regras. O Jogo da Vida Acadêmica foi elaborado por estudantes de pós‐graduação em Design para provocar uma experiência dos desafios vivenciados em um curso de doutorado e estimular a consideração desse trajeto de forma interdisciplinar. O presente artigo discute o jogo enquanto abordagem de aprendizagem e ensino na pós‐graduação em Design, o projeto do jogo em questão, sua realização e os métodos e processos desenvolvidos. O jogo de tabuleiro apresenta‐se como representação sintética e sistemática de conceitos e relações e promove problematizações coletivas das "regras" vivenciadas, abrindo espaços para a rediscussão do cotidiano acadêmico.

artigo:

The use of games in situations of formal education demands understandings and practices, whose results depend as much on the concepts and contexts involved as on the experience of its producers. When we recognize who plays as creator and developer, in addition to interacting, we operate methods and processes of knowledge construction, in order to turn content into rules. The Academic Life Game was developed by graduate students in Design to provoke an experience of the challenges experienced in a doctorate course and stimulate the consideration of this path in an interdisciplinary way. This article discusses the game as an approach to learning and teaching in the postgraduate in Design, the project of the game in question, its accomplishment and the methods and processes developed. The board game presents itself as a synthetic and systematic representation of concepts and relationships and promotes collective problematizations of the lived "rules", opening spaces for the re‐discussion of academic everyday life.

Palavras-chave: jogos; metodologia; ensino‐aprendizagem,

Palavras-chave: games; methodology; learning and teaching,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_16

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DIAS, Cynthia Macedo; SABOIA, Patricia Rocha; XAVIER, Guilherme; , ; "Produção de jogo analógico como estratégia de aprendizagem e ensino na pós‐graduação em Design: o Jogo da Vida Acadêmica", p. 573-586 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_16

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