Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES

SILVA, L. T. ; BRAGA, T. F. ; FERRATO, F. S. ; RESENDE, K. A. ; DANTAS, S. C. ;

Artigo Completo:

O petróleo é a principal fonte para a obtenção de etileno, o qual dá origem ao polietileno. Visando minimizar o uso de combustíveis fósseis, ressurge na atualidade uma rota alternativa para a produção de etileno: a desidratação catalítica do etanol. Os catalisadores empregados nesta reação devem apresentar natureza ácida, o que está diretamente relacionado com a atividade catalítica. Dentre os mais utilizados, tem-se as aluminas. Neste trabalho, foram estudados: alumina comercial Catapal® com temperatura de calcinação de 700 e 900 °C e CeZrO2/Al2O3 calcinada a 900 °C. As amostras foram caracterizadas através de difração de raios X (DRX) e análise textural de N2. Foram realizados testes reacionais em temperaturas de 500 a 300 °C. A análise de DRX mostrou que a estrutura dos catalisadores foi do tipo gama e theta-alumina. Com a análise textural de N2, notou-se que as amostras foram classificadas como mesoporosas e, para as amostras de alumina Catapal® puras, a temperatura de calcinação influenciou na área BET, mas não houve variação significativa do volume de poros, já para a mesma temperatura de calcinação, tanto a área específica quanto o volume de poros sofreram alteração com a adição de óxido misto de cériozircônio à amostra de Catapal® pura. Os testes reacionais mostraram que a conversão de etanol aumentou com o incremento da temperatura. Observou-se que maiores temperaturas favorecem a produção de etileno, enquanto as menos elevadas favorecem a de éter dietílico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: etileno,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-291

Referências bibliográficas
  • [1] BASSANE, B. C.; Síntese e caracterização de catalisadores de Co e Fe para a reação de Fischer-Tropsch. Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro, 2015.
  • [2] DE LIMA, A. M. Estudo termodinâmico, cinético e otimização da produção de etileno a partir de etanol em alumina e óxido misto de cério-zircônio. Uberlândia, 2010. Dissertação (Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos). Universidade Federal de Uberlândia.
  • [3] FLOOD, E. A. The Solid–Gas Interface, Marcel Ed. Dekker, V.1 Nova Iorque, 1967.
  • [4] OSMARI, T. A. Cinética da reação de desidratação de etanol em alumina. Santa Maria, 2015. Dissertação (Engenharia de Processos). Universidade Federal de Santa Maria.
  • [5] PHUNG, T. K., BUSCA, G. Diethyl ether cracking and ethanol dehydration: Acid catalysis and reaction paths. Genova, 2015, p. 92-101.
  • [6] RESENDE, K. A.; SILVA, F. A.; NORONHA, F. B.; HORI, C. E. Catalisadores de platina para a oxidação parcial de metano. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2009
  • [7] SILVA, F. A. Estudo do efeito da dopagem da alumina com cério em catalisadores Pt/CeZrO2/Al2O3 na reação de oxidação parcial do metano. Uberlândia, 200 Dissertação (Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos). Universidade Federal de Uberlândia.
Como citar:

SILVA, L. T.; BRAGA, T. F.; FERRATO, F. S.; RESENDE, K. A.; DANTAS, S. C.; "PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES", p. 1640-1645 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-291

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações