Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE ETANOL 2G DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA POR COCULTURA MICROBIANA

MONTAGNOLI, M. S ; SOUZA, O ; FURIGO JR, A ;

Pôster:

O uso de fontes renováveis de energia, entre as quais se destaca a energiade biomassa, é caracterizado por produzir menores impactos ambientais do que o usode combustíveis fósseis. Os rejeitos e os resíduos agrícolas, por apresentaremquantidades significativas de carboidratos e em função da sua abundância e do seucaráter renovável, ocupam lugar de destaque entre as biomassas disponíveis no Brasilpara aproveitamento energético. Na região nordeste da Santa Catarina, a biomassa dabananicultura tem sido avaliada como uma destas fontes. Este trabalho teve comoobjetivo produzir etanol de segunda geração a partir do pseudocaule de bananeiraempregando cocultura microbiana. Inicialmente foram realizados ensaios em bateladacom monocultura de quatro diferentes espécies de micro-organismos mundialmenteconhecidos como fermentadores de hexoses (Saccharomyces cerevisiae e Zymomonasmobilis) e pentoses (Scheffersomyces stipitis e Pachysolen tannophilus). A partir dessesresultados (Just et al., 2015), pode-se selecionar os micro-organismos da cocultura. Oemprego da cocultura microbiana na fermentação de caldo de pseudocaule debananeira previamente sacarificado propiciou incremento na produtividade doprocesso batelada simples em torno de 20% em comparação ao mesmo tipo de processoempregando cada um dos micro-organismos avaliados (S. cerevisiae e P. tannophilus)de forma isolada. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0049

Referências bibliográficas
  • [1] JUST, L.P.; LIEBL, G.; MONTAGNOLI, M.S.; MARANGONI, C.; SELLIN, N.; SOUZA, O. Produção de bioetanol de pseudocaule de bananeira por diferentes espécies de microorganismos. Anais. IV Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais. Rio de Janeiro, 2015. KARIMI, M.; JENKINS, B.; STROEVE, P. Ultrasound irradiation in the production of ethanol from biomass. Ren and Sus Energy Rev, Vol. 40, p. 400–421, 2014. SOUZA, E.L. Influência do pré-tratamento e da concentração de biomassa sobre a sacarificação de pseudocaule de bananeira e avaliação da destoxificação do caldo hidrolisado sobre a produção de etanol, 2015. 117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville, 2015.
Como citar:

MONTAGNOLI, M. S; SOUZA, O; FURIGO JR, A; "PRODUÇÃO DE ETANOL 2G DE PSEUDOCAULE DE BANANEIRA POR COCULTURA MICROBIANA", p. 160-163 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0049

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações