Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE ETANOL 2G COM CASCA DE COCO EM CONDIÇÕES DE SACARIFICAÇÃO E FERMENTAÇÃO SIMULTÂNEAS

2G ETHANOL PRODUCTION FROM COCONUT SHELL IN SIMULTANEOUS CONDITIONS OF SACCHARIFICATION AND FERMENTATION

PEIXOTO, ANDREZA COSTA PERDIGÃO ; ROCHA, MARTHA SUZANA RODRIGUES DOS SANTOS ; ALMEIDA, RENATA MARIA ROSAS GARCIA ; SANTOS, LOICE LORENA MEIRA ; SILVA, DIOGO PIMENTEL DE Sá DA ; , ;

Artigo:

Com a crescente produção de etanol de primeira geração (1G) no Brasil, a área de cultivo deverá ser expandida para atender à crescente demanda nacional e internacional. Entretanto, para evitar a expansão desmedida das áreas de cultivo, têm-se desenvolvido processos biotecnológicos alternativos para produção de etanol de segunda geração (2G) que permitam a utilização da biomassa lignocelulósica, gerada nos setores agrícolas e florestais. Composto por celulose e hemicelulose, a biomassa lignocelulósica se torna de grande interesse industrial devido à facilidade de fermentação após hidrólise. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar o estudo cinético da sacarificação e fermentação simultânea (SSF) para a produção de etanol 2G utilizando a casca do coco como biomassa lignocelulósica. As análises de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) demonstraram que a levedura Kluyveromyces marxianus foi capaz de consumir os açúcares fermentescíveis e produzir etanol, tendo a maior produção no período de 18h, obtendo 4,052 g/L de etanol. Embora o processo SSF não tenha conseguido ser realizado na mesma temperatura que a etapa de pré-hidrolise, uma vez que a levedura não consegue suportar temperaturas maiores que 37°C, ele apresenta vantagens operacionais, como um menor tempo de operação, redução de custos e a diminuição dos riscos de contaminação por outros microrganismos.

Artigo:

Palavras-chave: ETANOL. BIOMASSA. COCO,

Palavras-chave: ETHANOL. BIOMASS. COCONUT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO3

Referências bibliográficas
Como citar:

PEIXOTO, ANDREZA COSTA PERDIGÃO; ROCHA, MARTHA SUZANA RODRIGUES DOS SANTOS; ALMEIDA, RENATA MARIA ROSAS GARCIA; SANTOS, LOICE LORENA MEIRA; SILVA, DIOGO PIMENTEL DE Sá DA; , ; "PRODUÇÃO DE ETANOL 2G COM CASCA DE COCO EM CONDIÇÕES DE SACARIFICAÇÃO E FERMENTAÇÃO SIMULTÂNEAS", p. 2611-2617 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações