Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR CÉLULA COMBUSTÍVEL MICROBIOLÓGICA INOCULADA COM SEDIMENTO MARINHO

PRODUCTION OF ELECTRIC ENERGY BY MICROBIOLOGICAL FUEL CELL INOCULATED WITH MARINE SEDIMENT

LAUX, PATRICK SCHULTZ ; OGRODOWSKI, CHRISTIANE SARAIVA ; BRANCO, RICARDO PEREIRA ; COSTA, LIZIANE NUNES ; SOUZA, TAIANA DENARDI DE ; , ;

Artigo:

As células combustíveis microbiológicas (CCM) surgiram como uma tecnologia promissora que minimiza e substitui os combustíveis fósseis na produção de energia, bem como reduz o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho é estudar a geração de energia a partir de uma CCM de câmara dupla inoculada com o sedimento da dragagem do Porto de Rio Grande. A célula é confeccionada com placas de acrílico que constituem o compartimento anódico e catódico, ambos com volumes iguais a 1L, separados por uma membrana catiônica e com a presença de uma placa de grafite que compõem o eletrodo do sistema. O compartimento anódico é alimentado com substrato CH3COOH, mantido sob agitação constante, temperatura de 35ºC e pH de 7,5. A voltagem gerada pelo sistema é controlada por um microcontrolador Arduino, responsável pela aquisição e registro dos dados. No startup do experimento foi utilizada uma resistência externa de 1000?, a qual foi reduzida a 150? após a realização de uma curva de polarização e determinação da potência máxima atingida no sistema. Utilizando a resistência de 150? atingiu-se uma potência de aproximadamente 188mW/m². Assim, pode-se concluir que as CCM é uma alternativa viável que converte diretamente energia química em eletricidade pelo uso de bactérias exoeletrogênicas.

Artigo:

Palavras-chave: CéLULA COMBUSTíVEL MICROBIANA, TRATAMENTO DE EFLUENTES E ENERGIA,

Palavras-chave: MICROBIAL FUEL CELL, EFFLUENT TREATMENT AND ENERGY,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO55

Referências bibliográficas
Como citar:

LAUX, PATRICK SCHULTZ; OGRODOWSKI, CHRISTIANE SARAIVA; BRANCO, RICARDO PEREIRA; COSTA, LIZIANE NUNES; SOUZA, TAIANA DENARDI DE; , ; "PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR CÉLULA COMBUSTÍVEL MICROBIOLÓGICA INOCULADA COM SEDIMENTO MARINHO", p. 2786-2792 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO55

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações