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Produção de atividades didáticas com o uso de corpora: uma experiência com professores de língua inglesa de escolas públicas

PAULINO, Eliene de Souza ;

Artigo Completo:

A influência da Linguística de Corpus (LC) no ensino e aprendizagem de línguas nas últimas décadas apresenta possibilidades concretas de como materiais didáticos baseados em corpora podem ser úteis na sala de aula (PARTINGTON,1998; HUNSTON, 2002; ANDERSON E CORBETT, O'KEEFFE, MCCARTHY E CARTER, 2007; RÖMER, 2008; 2009; BENNETT, 2010; REPPEN, 2010; SARDINHA, 2011). Os estudos acerca da LC no ensino evidenciam que a metodologia pode alterar substancialmente o ensino (HUNSTON, 2002). Partindo desse pressuposto, oficinas de corpora foram oferecidas a um grupo de professores de língua inglesa das escolas públicas do município de Contagem, Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo apresentar a LC e suas ferramentas aos professores e instrumentalizá-los para a criação de atividades com o uso da metodologia. Exemplos de materiais didáticos baseados em corpora foram apresentados a cada oficina e, por fim, os professores foram orientados para a produção de corpus considerarem, pela primeira vez, a LC em exercícios didáticos, foi possível integrar a LC em atividades voltadas para estudantes de escolas públicas. A pesquisa confirma a eficácia do emprego de técnicas de ensino que agreguem a utilização de novas tecnologias e o uso autêntico da língua.

Artigo Completo:

Corpus Linguistics (CL) in learning and teaching practices in the last decade show concrete possibilities about how activities based on corpora could be useful in the classroom (PARTINGTON, 1998; HUNSTON, 2002; ANDERSON E CORBETT, O'KEEFFE, MCCARTHY E CARTER, 2007; RÖMER, 2008; 2009; BENNETT, 2010; REPPEN, 2010; SARDINHA, 2011). CL in learning and teaching studies have shown that the methodology may change language teaching. Under this assumption, CL workshops introduced different corpora to a group of English teachers from public schools of Contagem city in Minas Gerais. The purpose of the investigation was to present CL to the participants of the workshops and teach them how to use corpora tools in teaching activities production. Examples of corpus-based materials were presented each workshop, and then teachers were instructed on how to produce new material. As a result, it can be said that, despite initial difficulties in using CL for the first time in the production of teaching materials, it was possible to integrate CL in activities to students of public schools. The investigation shows the efficiency in the use of teaching techniques, which add new technologies to the authentic use of language.

Palavras-chave: Linguística de Corpus, Ensino, Produção de Atividades Didáticas,

Palavras-chave: Corpus Linguistics, Teaching, Teaching Activities Production,

DOI: 10.5151/sosci-viiieblc-xiii-elc-10_artigo_07

Referências bibliográficas
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Como citar:

PAULINO, Eliene de Souza; "Produção de atividades didáticas com o uso de corpora: uma experiência com professores de língua inglesa de escolas públicas", p. 93-97 . In: Anais do EBRALC 2015 & ELC 2015 [=Blucher Social Science Proceedings, n.3 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-viiieblc-xiii-elc-10_artigo_07

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