Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Processos criativos de natureza indutiva e dedutiva na pedagogia de projeto em design

Creative processes of an inductive and deductive nature in design pedagogy

DIAS, Cristina Filgueira ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;

Artigo:

A recém iniciada pesquisa de doutorado visa investigar, na pedagogia de design, aspectos de processos criativos de natureza indutiva e/ou dedutiva em fases de ideação de soluções de projeto. O modo mental indutivo cresce em movimento de instâncias particulares para o plano geral, enquanto que o dedutivo procede do plano geral para instâncias particulares. Ambos modos mentais podem se manifestar por meio de técnicas de criatividade no pensamento projetual do design. A indução poderia, em tese, contribuir para dinamizar processos criativos, estimulando novas descobertas. A dedução, por sua vez, seria particularmente útil, ao que se considera, para planejamento, adequação, verificação e coerência de soluções de projetos. Levanta-se, então, a questão de como melhor aproveitar o potencial desses dois modos mentais, complementares entre si, no ensino de projeto em design. Esta pesquisa, neste sentido, propõe a realização de um estudo de reconhecimento de manifestações criativas de cunho indutivo e dedutivo em práticas pedagógicas de projeto em design, com especial atenção a: momentos em que tais processos indutivos e dedutivos ocorreriam; etapas e estágios identificáveis em dinâmicas internas dos processos; suas formas e características de expressão; exercícios e propostas práticas identificadas em disciplinas; fatores e recursos potencialmente estimulantes ou inibidores; assim como percepções, por parte de professores e alunos envolvidos, quanto à qualidade de resultados parciais e finais de processos de projeto, complementada pelo exame de trabalhos de alunos, buscando descrever, analisar e sistematizar aspectos essenciais de sua natureza e dinâmica interna. Este estudo qualitativo, de caráter observacional e descritivo, será baseado em revisão da literatura especializada, em observação direta de processos criativos em práticas pedagógicas de projeto e em entrevistas com professores e alunos de cursos universitários selecionados de design, no país e no exterior, entre 2023 e 2025. Espera-se, com esta pesquisa, aprofundar o conhecimento sobre abordagens indutivas e dedutivas em processos criativos para que possam ser mais consciente e eficazmente assimiladas ao ensino de projeto em design.

Artigo:

The recently initiated research aims to investigate, in design pedagogy, aspects of creative practices of an inductive and/or deductive nature in ideation phases of design processes. The inductive mental mode grows from particular instances to the general structure, while the deductive one goes from the general structure to particular instances. Both mental modes can be manifested in creativity techniques as well as in design thinking. Induction could, in theory, help streamline creative processes and stimulate new discoveries. Deduction, in turn, could be particularly useful to the planning, adequacy, verification and cohesion of projects. This raises the question of how to best harness the potential of these two mental modes, complementary to each other, in design education. This research plans to study cases, in design pedagogical practices, of creative manifestations of an inductive and deductive nature in ideation phases, with special attention to: moments when such inductive and deductive processes occur; their phases and stages; their forms and characteristics of expression; practical exercises carried out in class; potentially stimulating or inhibiting factors; and professors’ and students’ perceived quality regarding partial and final results, complemented by the examination of students’ work, seeking to describe, analyze and systematize important aspects of their nature and internal dynamics. This observational and descriptive study will be based on an in-depth review of the literature, on direct observation of creative processes in pedagogical practices and on interviews with students and professors of selected undergraduate design programs, in Brazil and abroad, from 2023 to 2025. As a result, it is expected that this research will help deepen the knowledge on inductive and deductive methods so that they can be incorporated more consciously and effectively into design education.

Palavras-chave: Processos criativos; indução; dedução; pedagogia de design,

Palavras-chave: Creative processes; induction; deduction; design pedagogy,

DOI: 10.5151/6spdesign-017

Referências bibliográficas
  • [1] ARISTÓTELES. 1996. The complete works of Aristotle. Princeton: Princeton University Press.
  • [2] BÜRDEK, B. E. 2010. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blucher.
  • [3] HUME, D. 2007. An enquiry concerning human understanding. Nova Iorque: Oxford University Press.
  • [4] POPPER, K. 1962. Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge. Nova Iorque: Basic Books.
  • [5] POPPER, K. 200 The logic of scientific discovery. Londres: Routledge.
Como citar:

DIAS, Cristina Filgueira; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Processos criativos de natureza indutiva e dedutiva na pedagogia de projeto em design", p. 33-34 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-017

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações